Val-de-Cans evolui na pesquisa de satisfação do passageiro


O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) foi avaliado com índices máximos pelos passageiros que utilizaram o terminal paraense no quatro trimestre de 2019, alcançando conceitos “bom” e muito bom”. O dado é da Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quinta-feira (6/2), pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. 

O resultado mostra uma evolução da média de satisfação geral 4,2% superior à sondagem realizada no mesmo período de 2018. Além disso, apresenta uma melhora de 5,52% em relação aos indicadores de percepção do passageiro.

Os itens que mais progrediram, em relação ao ano anterior, foram qualidade do Wi-Fi (65,2%), custo-benefício do estacionamento (10,9%), conforto térmico do aeroporto (7,8%), qualidade das instalações de estacionamento de veículos (21,3%), quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (14,7%), disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (14,7%), disponibilidade de tomadas (12%) velocidade de restituição de bagagem (6,1%), preço dos alimentos em lanchonetes e restaurantes (4,9%), limpeza geral (4,3%).  

De acordo com o levantamento, que avalia os 20 aeroportos mais movimentados do País, o Aeroporto de Belém recebeu notas superiores à meta de qualidade do Governo Federal, que é 4,0 (“bom”), em 30 dos 38 indicadores analisados. Já a média de satisfação geral ficou em 4,26.  

O aeroporto da capital paraense também apresentou 15 itens com pontuações acima da média da categoria (4,50), com destaque para a qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,75) e cordialidade do funcionário da aduana (4,71). Outros quesitos bem avaliados pelos usuários, foram:

- tempo de fila na emigração (4,67);

- cordialidade dos funcionários no check-in (4,66);

- tempo de fila na imigração (4,59);

- tempo de fila no check-in (4,53).

Para o superintendente de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, os dados mostram que as ações desenvolvidas em Val-de-Cans estão sendo percebidas e bem avaliadas pelos passageiros. “Evoluímos 6,4% desde a inserção do terminal paraense na pesquisa, em novembro de 2017: saímos de 4,01 para 4,26. Melhoramos em processos, o custo de alimentação e estacionamento, fizemos ajustes pontuais em infraestrutura, e a nossa expectativa para as próximas pesquisas é de mais satisfação dos viajantes”, pontuou. “Trabalhamos com muito rigor para atingirmos resultados ainda melhores, garantindo segurança, conforto e comodidade aos nossos usuários”, acrescentou. 

Related Posts: