Disparam vendas de alimentos, saúde e limpeza




Com o crescimento diário dos casos da doença causada pelo novo coronavírus Covid-19, o consumidor da América Latina correu para comprar itens de Limpeza, Saúde e Alimentos, informou nesta quarta-feira a Nielsen, empresa global referência de inteligência de mercado.

A Nielsen compilou dados semanais em todas lojas físicas das grandes cadeias varejistas latinoamericanas e os classificou de duas maneiras: primeiro por cestas de Alimentos, Saúde e Limpeza e depois elencou quais as categorias mais buscadas -  dados atualizados até a primeira semana de março.

CESTAS

Em Saúde, o Brasil, que lidera o número de casos na região, registrou alta de 972% nas vendas de 2 e 8 de março, na comparação com a mesma semana do ano passado*. No Chile, o crescimento foi de 145%, seguido por 128% no Peru, 83% na Argentina e 58% no México.

A reposição em Alimentos teve os maiores percentuais no Peru, com crescimento de 357%, na frente de Argentina (+319%), Brasil (+121%), México (+57%) e Chile (+33%).

Já os argentinos foram os que mais compraram na cesta de Limpeza, cujas vendas se expandiram em 76%. No Brasil, a alta foi de 51%, na frente de Peru (+49%), Chile (+26%) e México (+21%).

CATEGORIAS

Os brasileiros seguem de maneira ostensiva atrás de álcool em gel.
As vendas desses produtos cresceram 2857% até 8 de março, na comparação com o mesmo período do ano passado*. Outros produtos que se destacaram foram utensílios de limpeza (+75%) e cortes de carne congelado (+67%).

No Chile, houve crescimento de 377% nas vendas de álcool gel, 51% em comidas em conserva e 16% em suprimentos de limpeza.

No Peru, as maiores procuras foram por álcool em gel (+287%), comidas congeladas (+568%) e limpeza (+35%). Na Argentina, os destaques ficaram para álcool em gel (+203%), sobremesa congelada (+822%) e limpeza (+71%). As vendas de carne congelada na Colômbia aumentaram 358%, enquanto no México o destaque nesta categoria foi de hot cakes e waffles congelados (+31%).

* 2020: 5/jan - 8/mar versus 2019: 06/jan - 10/mar

O CONSUMIDOR ADAPTADO

Nas seis etapas chaves para o comportamento do consumidor, criada pela

Nielsen com base em dados globais, o latino-americano está, em média, ainda na primeira etapa, segundo o gráfico abaixo, quando é adotado um padrão de compra proativa de produtos para saúde. No Brasil, a situação se enquadra na etapa dois, apesar de algumas capitais já estarem no 4º estágio, como São Paulo e Rio de Janeiro. Está engordando durante a quarentena? Conselho Federal de Nutrição autoriza atendimentos online devido a pandemia do coronavírus

O Dr. Leone Gonçalves aponta as principais vantagens e benefícios da liberação da teleconsulta pelo Conselho Federal de Nutrição como forma para atender os pacientes durante a pandemia do coronavírus.

Em virtude do confinamento e da pandemia do coronavírus, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou a Resolução nº 646 permitindo teleconsultas e teleatendimento, abrindo um leque de oportunidades para profissionais e também para pacientes em potencial que buscam um melhor qualidade de vida, saúde e boa forma.

Agora é possível ter orientação profissional no que diz respeito a nutrição durante a quarentena e já não há mais desculpas para não melhorar a saúde e entrar em forma. A liberação do CFN resultou em grande procura destes profissionais neste período de confinamento.

O Dr. Leone Gonçalves, nutricionista e preparador físico, é um dos profissionais que começou a colocar em prática o teleatendimento e revela que já tem uma serie de pacientes aderindo novo protocolo: “tanto pacientes que faziam acompanhamento comigo como novos, que tomaram conhecimento desta possibilidade agora, estão aderindo em massa a esta modalidade. Com a liberação, tenho aumentadas as minhas possibilidades de acompanhamento o que também aumenta a efetividade do trabalho desenvolvido com cada um.”

Benefícios

O nutricionista revela quais são as principais vantagens e ganhos com a liberação do Conselho Federal de Nutrição para o paciente: “O nutricionista é o profissional capaz de avaliar o estado nutricional de cada indivíduo, recolher informação acerca da dieta alimentar, história clínica, alergias ou intolerâncias alimentares e eventuais queixas gastrointestinais. Perante esta informação e com a possibilidade da teleconsulta é possível apoiar quem está do outro lado da tela do computador no planeamento de objetivos (de peso, composição corporal, marcadores clínicos) e determina necessidades nutricionais individuais que resultam na elaboração de um plano alimentar personalizado, adequado às necessidades, mas também às preferências e limitações de cada indivíduo que vão permitir que cada um alcance seus objetivos mesmo na quarentena.”