Com o crescimento diário dos casos da
doença causada pelo novo coronavírus Covid-19, o consumidor da América Latina
correu para comprar itens de Limpeza, Saúde e Alimentos, informou nesta
quarta-feira a Nielsen, empresa global referência de inteligência de mercado.
A Nielsen compilou dados semanais em
todas lojas físicas das grandes cadeias varejistas latinoamericanas e os
classificou de duas maneiras: primeiro por cestas de Alimentos, Saúde e Limpeza
e depois elencou quais as categorias mais buscadas - dados atualizados até a primeira semana de março.
CESTAS
Em Saúde, o Brasil, que lidera o número
de casos na região, registrou alta de 972% nas vendas de 2 e 8 de março, na
comparação com a mesma semana do ano passado*. No Chile, o crescimento foi de
145%, seguido por 128% no Peru, 83% na Argentina e 58% no México.
A reposição em Alimentos teve os maiores
percentuais no Peru, com crescimento de 357%, na frente de Argentina (+319%),
Brasil (+121%), México (+57%) e Chile (+33%).
Já os argentinos foram os que mais
compraram na cesta de Limpeza, cujas vendas se expandiram em 76%. No Brasil, a
alta foi de 51%, na frente de Peru (+49%), Chile (+26%) e México (+21%).
CATEGORIAS
Os brasileiros seguem de maneira
ostensiva atrás de álcool em gel.
As vendas desses produtos cresceram
2857% até 8 de março, na comparação com o mesmo período do ano passado*. Outros
produtos que se destacaram foram utensílios de limpeza (+75%) e cortes de carne
congelado (+67%).
No Chile, houve crescimento de 377% nas
vendas de álcool gel, 51% em comidas em conserva e 16% em suprimentos de
limpeza.
No Peru, as maiores procuras foram por
álcool em gel (+287%), comidas congeladas (+568%) e limpeza (+35%). Na
Argentina, os destaques ficaram para álcool em gel (+203%), sobremesa congelada
(+822%) e limpeza (+71%). As vendas de carne congelada na Colômbia aumentaram
358%, enquanto no México o destaque nesta categoria foi de hot cakes e waffles
congelados (+31%).
* 2020: 5/jan - 8/mar versus 2019:
06/jan - 10/mar
O CONSUMIDOR ADAPTADO
Nas seis etapas chaves para o
comportamento do consumidor, criada pela
Nielsen com base em dados globais, o
latino-americano está, em média, ainda na primeira etapa, segundo o gráfico
abaixo, quando é adotado um padrão de compra proativa de produtos para saúde.
No Brasil, a situação se enquadra na etapa dois, apesar de algumas capitais já
estarem no 4º estágio, como São Paulo e Rio de Janeiro. Está engordando durante
a quarentena? Conselho Federal de Nutrição autoriza atendimentos online devido
a pandemia do coronavírus
O Dr. Leone Gonçalves aponta as
principais vantagens e benefícios da liberação da teleconsulta pelo Conselho
Federal de Nutrição como forma para atender os pacientes durante a pandemia do
coronavírus.
Em virtude do confinamento e da pandemia
do coronavírus, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou a Resolução nº
646 permitindo teleconsultas e teleatendimento, abrindo um leque de
oportunidades para profissionais e também para pacientes em potencial que
buscam um melhor qualidade de vida, saúde e boa forma.
Agora é possível ter orientação
profissional no que diz respeito a nutrição durante a quarentena e já não há
mais desculpas para não melhorar a saúde e entrar em forma. A liberação do CFN
resultou em grande procura destes profissionais neste período de confinamento.
O Dr. Leone Gonçalves, nutricionista e
preparador físico, é um dos profissionais que começou a colocar em prática o
teleatendimento e revela que já tem uma serie de pacientes aderindo novo
protocolo: “tanto pacientes que faziam acompanhamento comigo como novos, que
tomaram conhecimento desta possibilidade agora, estão aderindo em massa a esta
modalidade. Com a liberação, tenho aumentadas as minhas possibilidades de
acompanhamento o que também aumenta a efetividade do trabalho desenvolvido com
cada um.”
Benefícios
O nutricionista revela quais são as
principais vantagens e ganhos com a liberação do Conselho Federal de Nutrição
para o paciente: “O nutricionista é o profissional capaz de avaliar o estado
nutricional de cada indivíduo, recolher informação acerca da dieta alimentar,
história clínica, alergias ou intolerâncias alimentares e eventuais queixas
gastrointestinais. Perante esta informação e com a possibilidade da
teleconsulta é possível apoiar quem está do outro lado da tela do computador no
planeamento de objetivos (de peso, composição corporal, marcadores clínicos) e
determina necessidades nutricionais individuais que resultam na elaboração de
um plano alimentar personalizado, adequado às necessidades, mas também às
preferências e limitações de cada indivíduo que vão permitir que cada um alcance
seus objetivos mesmo na quarentena.”