Farmacêuticos vão para a rua alertar população sobre novo coronavírus


O mundo enfrenta uma pandemia pelo novo coronavírus, cujos sinais e sintomas se assemelham com os da gripe. Nesse momento, mais que do que nunca, deve ser evitado o uso de medicamentos por conta própria, hábito frequente entre 77% dos brasileiros, segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Instituto Datafolha. Preocupado em orientar a população paraense, e empenhado em respaldar os farmacêuticos do estado para que eles contribuam no enfrentamento da COVID-19, o CFF promoverá nesta segunda-feira, dia 16 de março, duas grandes atividades: uma blitz pela prevenção e um simpósio para farmacêuticos, estudantes de Farmácia e profissionais da saúde.



A programação está sendo realizada em parceria e tem o apoio de várias instituições locais e nacionais. O simpósio ocorre no auditório do Hospital Adventista de Belém, a partir das 10 h, com a presença de algumas das maiores autoridades técnico-científicas e políticas nas áreas relacionadas ao tema, tanto da Farmácia como da saúde em geral. Estarão presentes o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, que é conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará, o secretário estadual de Saúde, Alberto Beltrame, que também representa o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), e o secretário municipal da Saúde de Belém, Sérgio Amorim. Cerca de 300 profissionais e estudantes estão inscritos no evento.

  
AÇÃO DE ORIENTAÇÃO - A ação de orientação à população será realizada antes do simpósio, das 6h30 às 8 h, na Avenida Almirante Barroso, Bairro Marco, próximo ao hospital. Farmacêuticos e estudantes voluntários que estarão participando do simpósio estarão a postos para distribuir um folder e tirar dúvidas dos motoristas nos sinais de trânsito. “Estamos no inverno amazônico e as chuvas estão mais intensas desde dezembro. O clima favorece o convívio em ambientes fechados e esse é um fator de preocupação em situação de epidemia causada por um vírus transmitido por vias respiratórias”, explica o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.


O folder foi produzido pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), mantido pelo CFF para difundir informação sobre medicamentos baseada em evidências científicas. A ideia estimular, na população, a busca de orientação com o farmacêutico como forma de evitar a automedicação, que pode retardar um diagnóstico de COVID-19. O Simpósio vem respaldar o farmacêutico para que ele esteja preparado para receber esses pacientes. Além do folder, foi produzido um guia de bolso com as informações básicas para os profissionais, que podem ser complementadas por meio de conteúdo e de links hospedados em uma página sobre o tema do site do conselho.


Participam da organização do evento em parceria com o CFF, o Instituto Evandro Chagas, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF), a Universidade Federal do Pará e a Secretaria de Saúde Pública do Pará. O evento tem o apoio do Hospital Adventista de Belém, da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias – Regional do Pará (SBFFC-PA) e seccional do Pará da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC).