7 de abril – Dia do Jornalista







No dia 7 de abril, comemora-se, no Brasil, o Dia do Jornalista. O profissional bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, apura, informa e ajuda a analisar fatos.

Para marcar a data, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), os sindicatos dos jornalistas do Brasil e profissionais da área costumam fazer reflexões importantes sobre a carreira, o mercado de trabalho, os salários e o futuro da profissão.

Alguns jornalistas aproveitam a ocasião para externar a insatisfação em relação à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão no Brasil.

Origem da data

O dia do jornalista foi criado no dia 7 de abril de 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A data foi estabelecida por alguns motivos.

Um deles é que, no dia 7 de abril de 1908, foi criada a própria ABI. Idealizada pelo jornalista Gustavo Lacerda, a associação situa-se no Rio de Janeiro e é um centro de ação que tem como objetivo assegurar os direitos à classe jornalística.

→ Líbero Badaró
O principal motivo da criação do Dia do Jornalista está intimamente ligado a um episódio da História do Brasil. A data foi designada em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto no dia 22 de novembro de 1830.

O profissional participou de diversas lutas a favor da independência do Brasil. Além disso, Badaró era proprietário do jornal Observador Constitucional e um dos principais motivadores da liberdade de imprensa.

Líbero Badaró teve uma morte misteriosa, mas, segundo a história, inimigos políticos atentaram contra a sua vida. O falecimento dele causou descontentamento à população e culminou na abdicação do trono de Dom Pedro I justamente no dia 7 de abril de 1831.

Curso de Jornalismo

→ História
A primeira faculdade de Jornalismo foi criada em 1912, na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos. A faculdade foi fundada por meio da doação de dinheiro do jornalista Joseph Pulitzer, que ajudou a tornar a imprensa conhecida como o quarto poder e que dá nome ao principal prêmio concedido a jornalistas.

No Brasil, a primeira escola de jornalismo foi criada em 1947. Atualmente, a instituição chama-se Faculdade Cásper Líbero e localiza-se no prédio da Gazeta, na Avenida Paulista.

A instalação da imprensa no Brasil ocorreu em 1808, com o lançamento do jornal hoje chamado Correio Braziliense. O veículo, fundado pelo jornalista Hipólito da Costa, em Londres, entrava clandestinamente e era do tipo doutrinário, e não noticioso. A primeira edição circulou no dia 8 de junho.



→ Profissão
O jornalista é o profissional que informa fatos à sociedade. Ele pode atuar em meios de comunicação, como rádio, TV, jornal, revista e internet. Também é comum que jornalistas trabalhem como assessores de comunicação e imprensa e, mais recentemente, em mídias digitais, tais como redes sociais e blogs.

Por Silvia Tancredi
Jornalista
Mundo Educação