Com as medidas de isolamento e
distanciamento social recomendadas para combater o novo coronavírus, a
violência doméstica torna-se um desafio ainda maior. Segundo levantamento da
Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, durante o isolamento, já houve um
aumento de quase 9% no número de atendimentos no Brasil. Diante desse desafio,
Natura e Avon se uniram pelo movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, lançado
pelo Instituto Avon e endossado pela Natura em todos os países da América
Latina onde opera.
“Para muitas mulheres e meninas, o
confinamento pode aumentar a frequência e gravidade dos episódios de violência
doméstica, em todas as suas formas. Precisamos redobrar o apoio a estas
mulheres, para quem a casa, longe de ser um lar seguro, é o espaço em que está
mais exposta ao risco. Queremos, por meio destas iniciativas, mostrar que elas
não estão sozinhas”, aponta Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto
Avon.
“Para dar visibilidade à luta contra a
violência doméstica, estamos trabalhando para dar suporte, orientação e
contribuir para que as vítimas saibam identificar situações de violência e a
quem recorrer neste momento”, afirmou Cida Franco, a Diretora de Vendas Brasil
da Natura. “Historicamente, as marcas são engajadas em apoiar mulheres. Agora
unidas, podemos ampliar o potencial de proteger toda nossa rede de relações,
entre consultoras, colaboradores e consumidores. Estamos fisicamente distantes,
mas precisamos estar mais juntos do que nunca”, argumentou a executiva.
Desde 2008, o Instituto Avon articula
empresas públicas e privadas, organizações sociais e órgãos públicos no Brasil
e já destinou mais de 30 milhões para apoiar e proteger mulheres e meninas em
situação de violência em quatro frentes: formação e informação, advocacy,
engajamento da sociedade e apoio a projetos nas áreas de segurança pública,
justiça, saúde e educação no tema. Pelo posicionamento da Natura em estabelecer
um compromisso que reforce sua causa “Cada pessoa importa”, a marca também
lança ações que visam a diminuir os casos de violência doméstica.
Com intuito de ampliar a mensagem de
prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas para
todos os públicos, o Instituto Avon, em parceria com as plataformas Papo de
Homem e Quebrando Tabu, produziu uma série de conteúdos digitais que têm sido
publicados nas redes sociais do Instituto. Os objetivos são trazer dicas sobre
como cuidar da saúde mental durante o período de confinamento, auxiliar as
mulheres a identificarem os sinais de relações abusivas e mostrar que ela não
está sozinha apresentando as várias formas que ela pode pedir ajuda.
Destinado a atender líderes de negócio Natura
e executivas de vendas Avon, as marcas fecharam parceria com a startup “Mete a
Colher” para uso da ferramenta de assistência social TINA. As consultoras
Natura também terão à disposição uma cartilha para identificar casos de
violência doméstica, contendo orientações sobre conduta ideal, assim como
divulgação de canais de denúncia. Para o público geral, a Natura patrocinou uma
minissérie com cinco episódios do podcast Mamilos sobre a temática. Ao final,
cada episódio abordará a história de uma pessoa que superou o ciclo da
violência.
Avon e Natura juntas por toda América
Latina
A união das marcas para o enfrentamento
da violência doméstica não se resumirá apenas ao território brasileiro. Em
outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia,
Equador, Peru e México, Avon e Natura estão juntas para reduzir os números de
violência dentro dos lares.
Na última segunda-feira (30), as duas
marcas lançaram um manifesto do movimento #AisladasNoSolas em que chamam a
atenção para situação de mulheres que estão trancadas em casa com um agressor
em um contexto de pandemia global.
Nesses países, a Avon desenvolveu uma
maneira de alcançar vítimas de violência de forma velada, como um “cavalo de
troia”. A marca enviará, por WhatsApp, vídeos de receitas culinárias para
mulheres de toda a sua rede. Durante a exposição do conteúdo, serão
compartilhadas informações de combate a agressões contra mulheres, como
telefones de emergência e incentivos para apoiar vítimas.
Adicionalmente, lives patrocinadas de
influenciadores no Instagram abordarão o tema de prevenção ao Covid-19 e
levantarão a temática de que milhares de mulheres podem estar isoladas em casa,
junto a um agressor. Para dar suporte às iniciativas lançadas pela Avon, a
Natura irá replicar os conteúdos em suas redes sociais e com sua rede de
consultoras, aumentando a visibilidade do tema.
AVON Foundation compromete 1 milhão de
dólares para ONGs
Na última terça-feira (31), o grupo
Natura &Co anunciou que o Instituto Avon global destinará 1 milhão de
dólares para organizações que atuam na linha de frente para apoio a mulheres e
crianças vulneráveis.
A iniciativa foi uma resposta aos
indicadores de violência doméstica de todo o mundo. Relatórios da China
apontaram que os casos triplicaram em comparação com o ano anterior. As frentes
de atendimento à violência doméstica no Reino Unido e nos EUA também relatam um
aumento semelhante - dobrando, de acordo com algumas fontes.
“A violência doméstica já é uma epidemia
escondida a portas fechadas. Como o Covid-19, é um assassino silencioso. Uma
consequência não intencional das medidas de isolamento necessárias para
combater o coronavírus é que mulheres e crianças vulneráveis ficam presas em
casa com agressores e incapazes de procurar ajuda", afirmou Angela Cretu,
CEO da Avon.
“Por isso, queremos financiar as ONGs
por meio da Fundação Avon para Mulheres, nossas equipes da Avon doarão produtos
vitais - de cuidados pessoais a higienizadores de mãos e sabonetes - a refúgios
em todo o mundo", concluiu a executiva.