A Polícia Civil do Pará disponibiliza,
no período de 23 a 30 de abril, cinco unidades policiais para atendimento ao
público, com plantões noturnos e funcionamento em feriados e finais de semana.
A medida, que inicia nesta quinta-feira (23) e pode ser prorrogada, segue as
determinações do Decreto 609/2020, que visa evitar a proliferação da Covid-19.
As Seccionais de São Brás, Marambaia,
Cidade Nova, Icoaraci e Marituba funcionarão como central de atendimento da
seguinte forma:
- Ceat São Brás contará com apoio dos
servidores e receberá as demandas das unidades de São Brás, Jurunas, Comércio,
Guamá, Terra Firme e Guamá;
- Ceat da Marambaia absorverá os
servidores e as demandas das unidades da Marambaia, Benguí, Cabanagem, Atalaia,
Pedreira e Sacramenta;
- Central de Icoaraci contará com os
servidores e as demandas das unidades de Icoaraci, Tapanã, Tenoné e Outeiro;
- Ceat Cidade Nova vai abranger os
servidores e as demandas das unidades da Cidade Nova, Ananindeua, Icuí-Guajará,
Guanabara, Júlia Seffer, Aurá, Jaderlândia, Distrito Industrial e Paar, e
- Ceat Marituba atenderá com os
servidores e as demandas das unidades de Marituba, Decouville e Aurá.
A Seccional de Mosqueiro (distrito de
Belém) continuará com plantão normal de 24 h, sem qualquer alteração. As
Delegacias de Santa Bárbara do Pará, Benevides e do distrito de Murinim
continuarão com atendimento apenas no expediente normal. Nos plantões, a
população deve procurar a Central de Atendimentos de Marituba.
"Todas as unidades, salvo as
Centrais de Atendimentos, terão apenas dois servidores para fazer a orientação
da população e preservar a unidade policial. Os diretores das Centrais de
Atendimentos providenciarão a escala de serviço na unidade, bem como farão
revezamentos dos servidores, de modo a propiciar atendimento adequado para a
população. Com estas ações, buscaremos otimizar os serviços prestados à
população pela Polícia Civil, bem como diminuir o tempo de permanência dos
servidores nas centrais através do rodízio", explicou o delegado-geral
Alberto Teixeira.
Normalidade - No interior, as
Seccionais, Delegacias e Unidades Especializadas funcionarão normalmente, assim
como as unidades da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis: Divisão de
Atendimento ao Adolescente (Data), Divisão Especializada no Atendimento à
Mulher (Deam), Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), Delegacia de Combate aos
Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH), Delegacia Especializada no
Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), Delegacia de Proteção à Criança
e ao Adolescente (DPCA) e Serviço de Identificação e Localização de Crianças e
Adolescentes Desaparecidos (Silcade).
As unidades da Diretoria de Polícia
Especializada (DPE) também seguem o atendimento normal - Diretoria de Polícia
Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal
(Demapa), Divisão e Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Divisão de Repressão ao
Crime Organizado (DRCO), Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe),
Divisão de Homicídios/Divisão de Homicídios Agentes Públicos, Divisão Estadual
de Narcóticos (Denarc), Delegacia de Homicídios Metropolitana (DHM) e Delegacia
de Homicídios Icoaraci (DHI).
"Vale ressaltar que os atendimentos
presenciais nas delegacias estão sendo realizados somente em caso de flagrante
ou quando o acusado é conduzido, envolvendo os seguintes crimes: homicídio,
latrocínio e remoção de cadáver; lesão corporal; violência doméstica e contra
crianças e adolescentes; crimes contra a dignidade sexual, entre os quais o
estupro; sequestro e cárcere privado; roubos em geral e situações que possam
ocorrer o perecimento da prova, mediante prévia análise do delegado de
polícia", acrescentou Alberto Teixeira.
Delegacia Virtual - Os usuários podem
registrar o boletim de ocorrência direto pelo telefone no site da Delegacia
Virtual. O portal também dispõe da 2ª via do boletim de ocorrência, que tem a
mesma validade de um B.O. feito na delegacia de forma presencial. Para fazer o
registro virtual é necessário acessar www.delegaciavirtual.pa.gov.br e
preencher o formulário na página eletrônica.
A população pode registrar as seguintes
ocorrências: acidente de trânsito sem vítima; ameaça; calúnia; crimes contra as
relações de consumo; difamação; estelionato; falsa identidade; falso alarme;
furto; injúria; invasão de dispositivo informático; perda/extravio de documento
ou objeto; perturbação da tranquilidade e roubo.