Seap inicia ação de ventilação cruzada em unidade prisional para combater vírus


Crédito: Seap / Ascom



Desde segunda-feira (13), mais uma medida de prevenção ao novo coronavírus passou a ser adotada pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Seap iniciou uma ação de ventilação mecanizada, na qual ventiladores de alta potência são instalados em unidades prisionais para intensificar a circulação do vento e aumentar a qualidade do ar.

A ação iniciou na Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), que custodia presos do regime semiaberto, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Nesta unidade, 16 ventiladores foram instalados e posicionados para aumentar a circulação do vento dentro dos blocos carcerários. Os ventiladores foram adquiridos pela Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da Seap (DLPI) e estão sendo instalados pela equipe técnica da secretaria.

Em conjunto com isso, também estão sendo feitos furos nas paredes dos blocos com 12 cm de diâmetro para aumentar ainda mais a circulação do vento. O coordenador de Engenharia e Arquitetura da Seap, Nacib Jordy, explica que a junção dessas duas medidas gera o fenômeno da circulação de vento cruzado, na qual o vento tem por onde entrar e por onde sair do local, para que haja uma maior troca e renovação do ar.

"Entendo que seja uma medida importante, uma vez que nós temos a compreensão de que quanto maior a circulação de vento dentro dos blocos carcerários, menos ar será aprisionado. É uma medida de combate o vírus", disse.

A Seap vem adotando diariamente medidas de contenção e prevenção à covid-19, visando a proteção de todos que integram o sistema penitenciário do Estado. Por isso, a Secretaria elaborou o protocolo de segurança e combate ao novo coronavírus, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conforme orientações dos Ministérios da Saúde e da Justiça.