Com o distanciamento social, as escolas
estão se adaptando para continuar fornecendo conteúdo para seus alunos. A
grande dificuldade é fazer com que as aulas online sejam interessantes, já que
agora a interação em tempo real é bastante reduzida ou nenhuma. Com isso é
preciso buscar novos métodos, materiais de apoio e táticas diferentes para
prender a atenção e conseguir passar a matéria.
A especialista em palestras memoráveis,
Tathiane Deândhela, conta como é possível aplicar as técnicas que ela usa em
suas apresentações até internacionais para tornar a aula online uma nova forma
de aprendizado.
1 – Gamificação
Também conhecida como ludificação, é a
técnica de trazer um pouco do princípio de jogos e videogames para aula. Tendo
feedback imediato para os alunos com parabéns e recompensas. Joguinhos que
facilitem o aprendizado e dinâmicas para que a aula fique mais divertida e os
objetivos fiquem claros. Dessa forma os alunos conseguem se esforçar para
atingir as metas e serem recompensados por isso, como nos jogos que já fazem
parte do mundo dessas gerações.
2 – Storytelling
Trabalhar técnicas de storytelling é
muito interessante. Esse professor tem que ser um exímio contador de histórias.
Ele precisa desenvolver habilidades de contar, desenvolver e adaptar histórias
para que consiga envolver os alunos. Praticar o lado artístico é uma ótima
ideia também, fazer paródias, criar musiquinhas para facilitar a absorção do
conteúdo. Então a ideia seria usar habilidades artísticas também para poder
tornar esse momento mais envolvente.
3 – Participação do aluno
Colocar o aluno para participar, fazer
perguntas, criar formas de interação para que o aluno não fique muito tempo
ouvindo. A participação em duplas ou trios, mesmo online, ajuda a compreender o
conteúdo. Praticar a escuta entre eles pode ser bastante positivo.
4 – Quebra de estado
Essa técnica de neurolinguística serve
para tirar o ouvinte do estado em que se encontra e voltar a atenção dele a
outro ponto. Em uma aula ou palestra, o ideal é que a cada sete minutos se faça
uma quebra de estado. Ou seja, alguém que está falando, principalmente no mesmo
tom, por muito tempo seguido, a cada sete minutos é interessante que faça
alguma coisa diferente: passar um vídeo, uma música, uma interação ou uma
história. Isso torna o aluno mais presente e a aula fica muito mais envolvente,
muito mais prazerosa.
5 – Oratória
Em alguns momentos falar mais alto, mais
rápido, em outros mais baixo e mais devagar. Trabalhar toda essa entonação,
quais palavras, quais expressões é preciso dar mais ênfase e falar com mais
força. Ter um momento de silêncio também, uns 2 ou 3 segundos, que faz a pessoa
conseguir pensar e interagir.
6 - Trazer elementos visuais
Um professor memorável precisa, além do
storytelling, usar muitas analogias e metáforas. Então tudo o que ele vai falar
ele pensa em formas mais criativas de se falar a mesma coisa. Imaginar o que é
possível comparar com coisas do cotidiano, com coisas do dia a dia do público.
Então sempre que ele traz comparações, analogias, metáforas e outros elementos
que trazem visualização, que demonstram aquilo que ele quer dizer faz com que o
aluno se conecte com aquilo que está sendo passado e memorize com mais
facilidade.
Tathiane Deândhela é palestrante
internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e
liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio. Como
especialista em Produtividade escreveu o best-seller: “Faça o tempo trabalhar
para você”, que já está na 5ª edição e em junho lança “Faça o tempo enriquecer
você”.