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Crédito: Detran / Ascom |
O Departamento de Trânsito do Estado
(Detran) recebeu, nesta segunda-feira (15), em todo o Pará, 1.990 usuários que
agendaram previamente o seu atendimento pelo call center 154 e pelo webchat
disponível no site do órgão. O número mostra um aumento considerável em relação
à quarta-feira passada (10), antes do feriadão, quando 958 pessoas foram
atendidas, demonstrando que a nova forma de atendimento já está começando a ser
assimilada pela população.
Os serviços no Detran foram retomados de
forma gradual desde o último dia 8 de junho, seguindo todos os protocolos de
segurança exigidos. As atividades no órgão estadual estavam suspensas desde 23
de março, devido à pandemia de Covid-19.
A principal mudança nesta retomada é
justamente a obrigatoriedade do agendamento prévio para a realização dos
atendimentos, para evitar aglomerações nas unidades da capital e interior.
"Trata-se de uma mudança cultural
na forma de atendimento no órgão. Algumas pessoas ainda insistem em vir sem
marcar ou fora do seu horário de agendamento. Isso causa certa aglomeração, o
que queremos evitar devido à pandemia, para resguardar a saúde de usuários e
servidores" - Marcelo Guedes, diretor-geral do Detran.
Entre os principais benefícios no
atendimento agendado, está a rapidez com que o usuário resolverá suas
pendências. "A mudança é para melhor. Você chega no seu horário marcado e
em 30 minutos está tudo resolvido", diz Marcelo Guedes, ressaltando que o
Detran está fazendo a sua parte para melhorar o quanto antes o sistema de
agendamento.
"Estamos buscando soluções para
driblar esse congestionamento no call center e webchat, que serão apresentadas
em breve. Enquanto isso, todos serão atendidos de forma organizada e agendada,
sem correria, até porque os nossos prazos seguem suspensos. Então, as pessoas
precisam se adequar a essa nova norma e ter um pouco de paciência nesse
primeiro momento, tendo a certeza de que tudo será resolvido, não expondo
ninguém a riscos de contágio pelo novo coronavírus", garante o
diretor-geral do Detran.
Guedes lembra que não há qualquer tipo
de prejuízo ou penalidade para o usuário que não conseguir o seu agendamento de
forma imediata para regularizar sua situação.
Atendimento
Na capital: não serão permitidos
atendimentos sem horário marcado na sede do órgão, na Augusto Montenegro, e na
unidade da Antônio Barreto.
No interior: em Abaetetuba, Altamira,
Ananindeua, Capanema, Castanhal, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção e
Santarém, o agendamento prévio também é obrigatório. Nas demais Circunscrições
Regionais de Trânsito do tipo "A", será permitida a entrada de até 10
usuários por vez; nas Ciretrans do tipo "B", serão cinco usuários por
vez. Lembrando que nos municípios onde o lockdown estiver mantido, o
atendimento seguirá suspenso.
Canais de agendamento: call center -
154; webchat no site do Detran.