Uma pesquisa realizada pelo Sistema
Hapvida e Maida.health, entre os dias 5 e 15 de junho, apontou uma alta taxa de
aprovação dos seus beneficiários com relação à teleconsulta para o atendimento
em casos de suspeita de Covid-19. Ao todo, 3.563 pacientes participaram da
pesquisa que avaliou cinco quesitos do atendimento à distância: profissional de
saúde (atenção, acolhimento, conhecimento e cuidado), tempo de espera
(agendamento e atendimento), videochamada (acesso, qualidade e velocidade),
receita digital (disponibilidade) e usabilidade (facilidade de uso).
A escala de satisfação utilizada foi o
método 5 estrelas. A maioria dos ouvidos, 75,39%, qualificou os quesitos com 4
ou 5 estrelas nas categorias avaliadas. “Isso prova que a estratégia que
adotamos em investir em tecnologia para o enfrentamento da pandemia deixará um
legado importante para a medicina à distância. Evitamos o deslocamento
desnecessário dos pacientes, dando todo o suporte necessário para o tratamento
adequado em casa, assistido e orientado por nossos profissionais”, afirma José
Luciano Monteiro Cunha, diretor corporativo de telemedicina do Sistema Hapvida
. A disponibilização da receita médica digital é um dos diferenciais que
facilitou o acesso dos beneficiários aos medicamentos prescritos pelos médicos.
A avaliação do corpo médico dedicado à
plataforma de teleconsulta também foi bastante elogiado. 55% da nota máxima foi
destinada à qualidade do acolhimento, atenção, cuidado e conhecimento dos
profissionais de saúde da linha de frente. Até o momento, o Sistema Hapvida já
realizou mais de 40 mil atendimentos desde que a teleconsulta foi implantada,
em abril, exclusivamente para atendimentos à Covid-19.
O atendimento 5 Estrelas só cresce.
Hoje, o serviço totaliza mais de 7,4 milhões de avaliações realizadas pelos clientes.
A plataforma foi lançada em abril de 2019.
A teleconsulta por vídeo, criada pelo
Sistema Hapvida junto com a Maida.health, empresa do mesmo grupo, foi uma forma
encontrada pela operadora para dar suporte seguro aos beneficiários, sem exigir
a presença física nos pronto atendimentos e consultórios nesse momento de
combate ao coronavírus. Por meio de inteligência própria em telemedicina, a
Maida.health foi a primeira empresa brasileira a realizar regulação médica por
Inteligência Artificial em medicina de grupo, o fato aconteceu em janeiro de
2020, em parceria com o Ministério da Saúde para auxiliar no diagnóstico de
Covid-19 por meio da triagem dos casos de pacientes suspeitos a partir de
exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax.
De acordo com o Gerente de Produtos da
Maida.health, Luiz Gonzaga, a avaliação positiva aponta para uma estratégia
eficiente adotada pela empresa. “Essa avaliação positiva é a principal
evidência que estamos no caminho certo. Já tivemos outros números positivos,
como número de consultas, número de no-show ou resolutividade da teleconsulta.
Mas a avaliação do paciente é, de longe, o número mais importante. Dada nossa
estratégia, nada faz sentido sem essa evidência. Ela representa, praticamente
sozinha, o sucesso do que a gente se propôs a fazer há 3 meses atrás. Hoje
sabemos que não são só 40.000 teleconsultas realizadas. Elas foram concluídas
com o paciente altamente satisfeito”, explica.