Cooperativas da agricultura familiar ganham 1º app de vendas online



O lançamento do aplicativo “Compras Coop PA” ocorrerá neste sábado (04), às 9h, Dia Internacional do Cooperativismo, durante a Feira da Agricultura Familiar da cooperativa COOPERARUIM, em Paragominas. A plataforma possibilitará a compra das mercadorias de produtores rurais organizados em cooperativas. É gratuito e representa mais uma inovação e acesso às cooperativas da agricultura familiar, unindo o tradicional ao digital. A iniciativa é Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

No app, é possível ver a agenda de feiras, os produtos disponíveis com a retirada em sistema de drive thru, seguindo todas as recomendações estabelecidas pelos órgãos sanitaristas de saúde pública. Dá para comprar frutas, legumes e hortaliças, escolher as quantidades e fechar as compras no carrinho. Ao chegar ao local, efetuar o pagamento e pegar os produtos. Tudo de maneira prática e segura.

Segundo o Censo Agropecuário, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, 85% da produção agropecuária paraense é proveniente da agricultura família e é responsável por 38,65% do valor total da produção do Estado. No cenário cooperativista, a maioria das cooperativas agro também é de produção familiar.

“Isso evidencia o quanto esse aplicativo é importante para nós. Em geral, as cooperativas do ramo agropecuário são formadas por pequenos produtores que se unem para facilitar o acesso e se tornar mais competitivos para o mercado. Isso inclui para eles ainda vários desafios, que vão muito além da produção e comercialização. A internet é agora mais um desafio para a grande maioria”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

O projeto é um dos desdobramentos do Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Universidade e o Sistema OCB/PA, que já previa a elaboração de uma ferramenta como essa. “Precisávamos dar uma resposta rápida à sociedade e aos produtores. Todos devem cooperar em prol do objetivo de mitigar os efeitos da pandemia. Portanto, é o momento oportuno para lançarmos o aplicativo, auxiliando na agilidade e segurança para os consumidores, assim como apoiar as cooperativas na comercialização e na gestão de sua produção”, enfatizou o reitor da Ufra, Marcel Botelho.

Com esse primeiro aplicativo, em que o Sistema OCB/PA entrou com a experiência cooperativista, as particularidades e nuanças, a Ufra com todo o aparato tecnológico, a plataforma foi construído a duas mãos. “Já há algum tempo estávamos estudando alternativas para inserir as cooperativas de agricultura familiar neste ambiente digital. Essa é a primeira fase do app e em breve vamos ampliar a gama de serviços, de produtos, de modalidades de entrega (drive thru ou delivery) para outros segmentos cooperativistas”, complementa Raiol.

Para a COOPERARAUIM, cooperativas que congrega 46 cooperados, em que cada um deles é responsável pela própria produção familiar, o app “caiu como uma luva”. “Com a pandemia, tivemos que centralizar a feira só aos sábados e já estávamos utilizando o Whatsapp para encomendas de produtos, mas tínhamos a dificuldade de colocar o cardápio de produtos de todos os nossos cooperados. Com o aplicativo, a nossa expectativa é que facilite muito o acesso e a vida dos nossos clientes”, conta Samara Silva, engenheira agrônoma da COOPERARUIM.

Posteriormente, há um planejamento para se desenvolver uma versão do aplicativo mais voltada para o público corporativo, como supermercados, restaurantes e empórios. As empresas terão uma interface de contato direta com o produtor, auxiliando na aquisição das mercadorias.

Serviço: Feira da Agricultura Familiar da COOPERARUIM ocorre todos os sábados, na Av. Teresina, em frente à Agência da Calimã. O app já está liberado para compras, disponível para o sistema Android e pode ser baixo pelo Google PlayStore.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.comprascooppa.consumidor