Praias de Belém continuam proibidas



Apesar das inúmeras orientações realizadas pela Guarda Municipal de Belém (GMB) sobre a proibição de acesso às praias, uso obrigatório de máscaras, cuidados para não haver aglomeração, entre outras medidas para evitar a propagação da covid-19, neste primeiro final de semana de julho, dias 4 e 5, os distritos e ilhas registraram um alto números de pessoas descumprindo as medidas.

Na ilha de Mosqueiro, por conta de uma liminar, os restaurantes localizados à beira das praias foram liberados para o funcionamento de 40% do espaço, mas as praias e bares continuaram proibidos. A GMB atuou no Pórtico com orientação e abordagens, e rondas com policiamento nos bairros e praias.

Nestes dois dias, 4 e 5, mais de 1.500 pessoas foram retiradas das praias; 300 máscaras foram distribuídas às pessoas que não tinham; duas partidas de futebol foram interrompidas; bebidas alcoólicas foram encontradas com menores de idade, que foram encaminhados ao conselho tutelar, e, dois rolos de linhas chilenas foram encontrados durante revistas pessoal em um ônibus durante a fiscalização.

Na ilha de Cotijuba, os motopatrulheiros do Ronda da Capital (Rondac), retiraram, neste final de semana, 534 pessoas da praia do Vai Quem Quer, sendo 28 pessoas no sábado, e 506 no domingo. Além disso, 100 máscaras distribuídas, e dois bares fechados por descumprimento.

No distrito de Outeiro, foram retirados das praias Grande e do Amor, 480 pessoas nos dois dias. Já em Icoaraci, durante o fim de semana, 63 máscaras foram distribuídas e 26 pessoas retiradas das praias do Cruzeiro e do Sabão.

A Guarda Municipal vai continuar com as ações de segurança por conta da operação verão, que segue até o dia 31 de julho.