As inscrições para o Programa de Apoio a
Projetos Locais, realizado anualmente pelo Instituto Alcoa para contribuir com
sua missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos
territórios nos quais atua, estão abertas.
Como nas edições anteriores, este ano, o
programa seguirá apoiando iniciativas locais desenvolvidas por organizações da
sociedade civil e/ou poder público nas áreas de atuação prioritárias do
Instituto Alcoa (Educação e Geração de Trabalho e Renda).
Excepcionalmente, no entanto, esta
edição beneficiará também projetos para mitigação dos impactos da pandemia de
Covid-19, nessas e em outras áreas: Saúde, Segurança, Governança, Cultura e
Esportes.
“Acreditamos na potência da sociedade
civil e das comunidades para a transformação dos territórios. Não poderia ser
diferente no atual contexto de desafios imposto pela pandemia. Neste ano em que
o Instituto Alcoa completa 30 anos, precisamos redefinir algumas iniciativas
para nos adaptarmos ao atual cenário. Mais do que nunca, precisamos fortalecer
essas parcerias para superar esse momento de crise”, explica Monica Espadaro,
gerente de projetos do Instituto Alcoa.
Critérios para participação
Serão priorizados projetos em três
regiões específicas de atuação do Instituto: Juruti, Óbidos e Santarém (PA);
Poços de Caldas e Andradas (MG); Divinolândia (SP); São Luís, Paço do Lumiar,
Raposa e São José de Ribamar (MA).
Organizações com, no mínimo dois anos de
existência; projetos realizados nas localidades elegíveis; e iniciativas com
duração máxima de dois anos são alguns dos critérios para participar do edital.
Os projetos devem conter: 1) foco nas
áreas prioritárias do Instituto Alcoa; 2) objetivo de implementação, expansão,
aperfeiçoamento ou disseminação de propostas já existentes; 3) orçamento entre
R$ 50 mil e R$ 250 mil; 4) perspectiva de continuidade e sustentabilidade das
ações após o encerramento do apoio; 5) ao menos uma parceria financeira
assegurada para o desenvolvimento da proposta, que corresponda a, no mínimo,
10% do orçamento total; e 6) estratégias de avaliação e plano de divulgação,
incluindo ações e resultados.
Os projetos inscritos na categoria de
apoio em tempo de pandemia não precisam apresentar previsão de continuidade,
pois atenderão à uma necessidade pontual.
As inscrições serão recebidas de 3 a 28
de agosto pelo site https://institutoalcoa.sponsor.com. No ato da inscrição, as
organizações devem enviar todos os documentos descritos no edital.
A análise da diretoria e do Conselho do
Instituto Alcoa e aprovação dos projetos está prevista para acontecer até 4 de
dezembro.
Workshops de Projetos
Para apoiar as organizações na
elaboração e envio dos projetos, o Instituto Alcoa promoverá Workshops virtuais
de Projetos, em parceria com o Ficas. Estes workshops acontecerão nas seguintes
datas / horários:
6 de agosto – das 14h às 15h30, para
organizações de Poços de Caldas e região.
10 de agosto – das 9h às 10h00, para
organizações de Juruti e região.
10 de agosto – das 14h às 15h30, para
organizações de São Luís e região.
Caso sua organização tenha interesse em
participar do Workshop Virtual de Projetos ou outras dúvidas podem ser
esclarecidas pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação
gratuita de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00).