A Receita Federal inaugura, a partir de
hoje (03/08), atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo Telegram. Esse
novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que
realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat.
A iniciativa busca dar maior agilidade
no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de excelência, sem a
necessidade de interagir com um servidor da Receita Federal.
Essa medida contribui, ainda, para
evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento
presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a
aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.
Para solicitar o serviço, o cidadão
deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta,
enviando todas as informações e
documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise da
solicitação e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no novo canal serviços
como:
-Atualização/alteração de dados e
Regularização de CPF;
-Segunda via de CPF;
-Informação do número do CPF;
-Consulta à situação cadastral; e
-Consulta ausência de DIRPF (exercício
omisso).