Shoppings e comércios varejistas voltam a funcionar em horário normal após publicação de decreto





Como parte do plano de retomada econômica e seguindo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Prefeitura de Belém publicou nesta sexta-feira, 07, um decreto municipal com mais uma fase de reabertura das atividades na capital. O documento, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) libera os shopping centers para funcionamento das 10h às 22h, e lojas de rua, das 8h às 20h.

Já o Bosque Rodrigues Alves e demais parques ecológicos e zoobotânicos localizados em Belém também estão liberados para visitação desde o último dia 04, além dos cemitérios que permanecerão abertos para visita em datas comemorativas.Os espaços deverão seguir os protocolos de segurança, como horário, limite de visitantes, disponibilização de itens de higiene e outras medidas.

No caso específico do Bosque, o local irá funcionar das 8h às 13h, com a capacidade reduzida a 50 % e fica proibido o acesso do público aos espaços fechados dos parques, tipo caverna, aquário, brinquedoteca, chalé de ferro, farol e outros.

Já os cemitérios públicos e privados poderão liberar a visitação em datas comemorativas, mas obedecendo a capacidade do lugar e autorizando a permanência de pessoas utilizando máscaras, entre outras regras de higiene. 

Restaurantes – Outra medida publicada no decreto altera a capacidade dos restaurantes para 50 % de ocupação e libera o self service nos estabelecimentos de alimentação. Anteriormente, o setor estava funcionando com 40% da capacidade e oferecendo apenas o serviço à la carte. Com as mudanças novos protocolos de higiene foram inseridos na retomada da atividade.

Esporte - As atividades feitas em quadras e arenas estão liberadas, desde que sejam executadas em dupla e sem contato físico, como vôlei de praia, squash, futevôlei e outros esportes. Atividades em grupos e com contato continuam proibidas.

Também fica permitida a prática de atividades físicas aquáticas, mas de forma individual, como natação e saltos ornamentais desde que obedeçam aos critérios de distanciamento. A utilização de piscina para uso recreativo permanece proibida, assim como atividades em grupos.

Cursos – As aulas presenciais práticas realizadas por cursos superiores da área da saúde também estão liberadas, quando essa for essencial para a conclusão do curso. A autorização inclui instituições públicas e privadas e vale a partir do dia 10 de agosto.