Pensando em inovar na forma de
apresentar a produção cultural paraense e apoiar a classe artística local, o
Teatro do SESI desenvolveu uma programação online que inicia neste mês de
agosto. As ações buscam valorizar o melhor da música paraense e ainda realizar
a troca de experiências entre a área de empreendedorismo com profissionais do
ramo cultural, tudo isso no novo canal do teatro no Youtube
(youtube.com/teatrodosesipara).
O primeiro projeto vai promover um
intercâmbio de conhecimento entre lideranças empresariais com artistas,
produtores e demais profissionais da área artística. Serão lives em parceria
com a Redes – Inovação e Sustentabilidade Econômica, iniciativa da FIEPA que
busca potencializar o crescimento dos fornecedores paraenses e incentivar as
compras locais. O quadro Papo de Expertise inicia no dia 12 de agosto, será
gratuito e trará temas como autoconhecimento para o desenvolvimento de
habilidades, liderança feminina, criatividade e protagonismo em tempos de
crise.
Já a segunda ação estreia dia 14 de
agosto. Afonso Cappelo e Rebeca Lindsay subirão ao palco do teatro abrindo a
série de shows ‘In Concert’, espetáculos que serão realizados sem plateia e
transmitidos ao vivo pelo Youtube. A produção terá equipe reduzida a fim de
evitar aglomerações e todas as medidas de segurança serão tomadas, como uso de
máscara por todos os profissionais, distanciamento social e higienização das
mãos e dos espaços, como camarins.
As lives também terão caráter solidário.
Durante os shows o público poderá fazer doações em dinheiro por meio de QR
Code. O valor arrecadado será destinado ao apoio dos profissionais de cultura,
especialmente de backstage, que estão sem renda durante a pandemia. “Sabemos
que tem sido um período desafiador para todos e nossa intenção com essas ações
é oferecer mais conhecimento para o nosso público e também inovar dentro da
nossa razão de ser que é promover a cultura paraense”, explica Ana Cláudia
Moraes, coordenadora do Teatro do SESI.
Presente mesmo sem espetáculos - Desde a
interrupção das atividades, o ambiente digital tem sido o principal aliado para
manter o público por perto. Por meio das redes sociais foram produzidos
conteúdos diversos. O ‘Papo de Coxia’, bate-papo ao vivo no instagram
@teatrosesipa, reúne a cada encontro um integrante da equipe técnica do Teatro
e profissionais da área cultural como atores, produtores e técnicos. As lives
que são realizadas semanalmente somam mais de 4.300 visualizações.
Além disso, foram publicados vídeos de
espetáculos que marcaram o teatro, como o projeto Sexta SESI do Samba que
trouxe artistas nacionais a Belém, como Zélia Duncan, Roberta Sá, Simoninha e
Teresa Cristina. Na lista de ações estão também a série ‘Talentos’ que
homenageia artistas paraenses que passaram pelo palco do teatro e as dicas de
livros, filmes, séries e lives para os seguidores assistirem durante o
isolamento social.