De acordo com um levantamento feito na
semana passada pela agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, no Brasil
houve um aumento de mais de 2 milhões de beneficiados no Programa Tarifa Social
de Energia Elétrica. No Pará, o número de famílias que passaram a contar com o
desconto de até 65% na conta de energia aumentou em quase 200 mil, desde
janeiro. Atualmente, a Equatorial Energia Pará contabiliza cerca de 850 mil
clientes cadastrados na Tarifa Social.
A distribuidora também faz estudos
regularmente junto a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, para
avaliar quantas famílias estão aptas a receber o benefício, mas ainda não o
recebem. O último levantamento apontou que ainda existem em torno de 416 mil
famílias no Estado que podem ter os descontos na conta de luz, porém, ainda não
requereram o benefício. São famílias paraenses que possuem Número de
Identificação Social (NIS), com os pré-requisitos para fazer parte do programa
de tarifa social, entretanto, a empresa não possui a identificação do número
das suas contas contratos para concessão do benefício.
O Gerente de Relacionamento com o
Cliente da Equatorial Pará, Haroldo Nobre, explica que a empresa faz ações de
busca ativa destas famílias e disponibiliza canais de atendimento para que
esses potenciais beneficiários façam parte do programa. “Levando em conta esse
grande número de clientes que podem ter descontos, nós potencializamos nossos canais
de atendimento e o cadastro pode ser feito até pelo WhatsApp ou site da
distribuidora. Também estamos retomando nossas ações em comunidades, onde
fazemos o cadastro na Tarifa Social”, afirma Haroldo.
POR MUNICÍPIO - Os municípios que
possuem mais clientes aptos a fazer o cadastro no benefício são: Belém, com 44
mil; Ananindeua, com 12 mil; Santarém e Abaetetuba, com cerca de 18 mil;
Marabá, com 6 mil; Castanhal e Parauapebas, em torno de 3 mil. Nos 144
municípios do território paraense há famílias que podem se beneficiar.
COMO SE CADASTRAR – O cadastro na Tarifa
Social pode ser feito por meio da central de atendimento da empresa, no 0800
091 0196, por meio do WhatsApp, onde o cliente pode entrar em contato pelo
número (91) 3217-8200 e fazer o cadastro de forma rápida e prática, e ainda
pelo site www.equatorialenergia.com.br. O cliente deverá informar a conta
contrato e seguir as orientações da assistente virtual Clara, informando o
número do NIS (Número de Identificação Social), seja do titular da conta, seja
de qualquer familiar que more na mesma casa.
CONFIRA OS REQUISITOS PARA SER TARIFA
SOCIAL
- Estar inscrito no CadÚnico (possuir
Número de Inscrição Social - NIS) com renda familiar mensal de até meio salário
mínimo por pessoa (R$ 522,50); ou
- Ser idoso com 65 anos ou mais ou
pessoas com deficiência, que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC);
ou
- Famílias inscritas no CadÚnico que
tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica
de forma continuada, com renda mensal de até três salários mínimos.
- Famílias indígenas e quilombolas,
também podem ser atendidas pela tarifa social desde que estejam inscritas no
CadÚnico (possuir Número de Inscrição Social - NIS) com renda familiar mensal
de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50); ou um dos membros da família
possuir Benefício da Prestação Continuada (BPC).
SOBRE O NIS – Para fazer o cadastro na
Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. Essa informação é dada na
Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do
Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou por meio de consulta da validade do
NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e
IOS.