De acordo com o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Gilliard Vaz, o desligamento impede que novas faturas sejam geradas em nome do titular da conta. “Essas faturas podem existir seja por taxa mínima, que é o custo de disponibilidade da energia no imóvel, ou por consumo de terceiros, como, por exemplo, nos casos de pessoas que se mudam para a casa e não trocam a titularidade. Com isso, a pessoa fica sujeita a cobranças futuras e até ter seu nome nos órgãos de proteção ao crédito em caso de inadimplência”, ressalta o gerente.
Quando o cliente encerra o contrato com
a distribuidora, ele desvincula o seu nome e o seu CPF/CNPJ da responsabilidade
de qualquer cobrança após a sua saída. Essa solicitação deve ser feita por
todos os clientes da Equatorial, sejam eles residenciais, comerciais,
industriais ou de alta tensão. “É um procedimento que traz muita segurança para
o cliente, evita surpresas e pode ser solicitada de forma muito prática em
nossos canais de atendimento”, afirma Gilliard.
O serviço está disponível de forma rápida e prática, através do site da Equatorial. Veja abaixo:
No site, o cliente deve ir até o menu
acesso rápido, clicar em “Solicitar desligamento” e fazer o login na agência
virtual, informando o CPF/CNPJ e a data de nascimento. Depois, selecionar o
perfil, pessoa física ou jurídica. Em seguida, é só preencher os campos com as
informações solicitadas. Será necessário anexar:
• Identidade
• Foto do medidor mostrando a última leitura do imóvel.
Após inserir as informações, é gerado o número de protocolo para acompanhamento. Os dados e os documentos são analisados por uma equipe especializada. Se estiver tudo certo, o pedido é cadastrado no sistema. O prazo para execução do serviço de desligamento feito no site também é de até dez dias úteis.
Caso algum documento ou informações obrigatórias não sejam fornecidos, a solicitação será indeferida e se a unidade possuir parcelamento vigente, as parcelas serão disponibilizadas após o registro de desligamento no sistema.