Após ter desenvolvido diversas
mobilizações durante o mês de fevereiro, o Hospital Oncológico Infantil Octávio
Lobo, Unidade mantida pelo Governo do Pará, encerrou, nesta sexta-feira, 26, a
campanha “Carnaval Solidário” com um saldo positivo de 47 doadores.
Na caravana de encerramento, nem a forte
chuva vespertina de Belém impediu os colaboradores, que estavam animados, de
irem à Fundação Hemopa demonstrar seus atos de solidariedade ao próximo.
A jovem Isis Silva, auxiliar
administrativo do setor de Manutenção do hospital, participou, pela segunda
vez, e sentiu-se bem com sua atitude. “É um momento muito especial poder
praticar a solidariedade e sei que estou ajudando crianças que lutam pela
vida. Então, apoiar esse tipo de ação é
um ato de amor. Acho que as pessoas também deveriam fazer o mesmo”, afirmou
ela.
Para garantir o bom resultado, o Grupo
de Trabalho de Humanização (GTH), formado por diversas áreas do Oncológico
Infantil, foram criados seis “bloquinhos” que sensibilizaram, durante todo o
mês de fevereiro, os colaboradores, voluntários e população em geral sobre a
importância de sua participação. As atividades de mobilização foram
desenvolvidas observando todos os protocolos de segurança e distanciamento
social impostos pela pandemia da Covid-19.
Márcio Pires, bioquímico da Agência
Transfusional do Oncológico Infantil comemora o resultado positivo da
iniciativa. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado. O número pode
até parecer baixo, mas cada doação pode salvar até 3 vidas. Agradeço à adesão
de todos que sempre demonstram o espírito solidário”, disse.
O músico Romison Loureiro há 3 anos
pratica o voluntariado, sempre está presente nas ações que envolvem o hospital.
Ele acredita que as campanhas de doações de sangue representam uma oportunidade
para demonstrar a bondade. “Não há nada mais gratificante do que poder servir;
doar sangue e doar seu tempo em prol do amor”, disse o voluntário.
As outras coletas de sangue aconteceram
nos dias 12 e 19 de fevereiro. A Fundação Hemopa deu apoio à ação do Oncológico
Infantil ao disponibilizar um micro-ônibus para o trajeto dos colaboradores ao
local da coleta.
Humanização
A Humanização é uma das diretrizes
institucionais da Pró-Saúde, entidade filantrópica, com mais de 50 anos de
história, que administra o Hospital Oncológico Infantil por meio de contrato de
gestão com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa). A entidade orienta seus
colaboradores na busca para o cuidado centrado nas pessoas, estabelecendo
vínculos fraternos para usuários, acompanhantes e colaboradores.