O programa de combate à Covid-19 da
Prefeitura Municipal de Belém, que inclui o Plano de Vacinação - que seguirá
com nova etapa de imunização a ser iniciada a partir desta terça-feira, 2 -,
foi explicado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em live realizada na noite
desta terça-feira, 1º. Além do prefeito, o secretário municipal de Saúde,
Maurício Bezerra também participou da transmissão ao vivo pelo perfil de
Edmilson Rodrigues no facebook.
Prefeito e secretário alertaram a
população sobre a necessidade de que sejam cumpridas as medidas sanitárias para
evitar o colapso da rede de saúde da capital. Maurício Bezerra informou que as
taxas de ocupação de leitos da Covid-19 aumentaram, assim como os óbitos pela
doença.
O cenário indica uma crescente alta nas
taxas de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e de
leitos clínicos, números que colocam em alerta a gestão da saúde pública. Os
números da Covid em Belém, divulgados no último domingo, 28 de fevereiro de
2021, mostraram: Taxa de Ocupação de Leitos de UTI: 77,7%
Taxa de Ocupação de Leitos Clínicos:
76,9%, casos confirmados: 73.637, pessoas recuperadas: 67.031 e óbitos
confirmados: 2.804.
Os dados comparativos do número de
óbitos por Covid-19 também aumentaram. Em novembro de 2020 foram registrados 96
óbitos confirmados e em fevereiro de 2021 foram registrados 203 óbitos. “O
Estado do Pará está fazendo um grande esforço para fazer frente e dar condições
e garantias de atendimento à população. E Belém, que tem trabalhado no processo
de cooperação de forma muito saudável com a equipe do governo do Estado e
equipe da Secretaria Municipal de Saúde, temos feito esse trabalho técnico
conjuntamente”, explicou Maurício Bezerra.
O secretário também informou, que a
gestão municipal vem ampliando os leitos exclusivos para Covid-19 na capital.
Atualmente há 52 leitos para atendimento clínico no hospital de retaguarda Dom Vicente Zico, 10 leitos no Hospital da
Beneficente Portuguesa e 24 leitos de UTI. Se for necessário, serão abertos
novos leitos no Hospital Barros Barreto, da Universidade Federal do Pará,
através de convênio com a Prefeitura de Belém.
Bezerra enfatizou a importância de seguir as medidas restritivas para combater
também o risco de saturação do sistema de saúde pública do município.
O prefeito e o secretário reafirmaram
que a gestão municipal trabalha com a equipe técnica do governo do estado para
combater o avanço do vírus na capital paraense. E informaram que a partir das
novas variantes do coronavírus, uma pessoa contaminada é capaz de transmitir
vírus para mais dez pessoas.
Consórcio Municipal
Edmilson Rodrigues informou também sobre
a reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira com a Frente Nacional
de Prefeitos, onde foi debatida a formação do consórcio entre municípios com
mais de 100 mil habitantes para compra de vacina contra a Covid-19. “Hoje reuni
como membro do Comitê que acompanha a distribuição de vacinas, pela Frente
Nacional de Prefeitos, que já lançou carta de intenção para o município que
quiser comprar vacina. Vou assinar a carta mostrando a intenção de comprar. Não
pode ser comprada por um município, tem que ser por consórcio de municípios”,
esclareceu o prefeito de Belém.
À tarde, o prefeito se reuniu com o
governador Helder Barbalho e os secretários de Saúde do Estado e de Belém, onde
foi informado que na tarde desta terça-feira, 2, será realizada nova reunião
entre o governador, os prefeitos da capital e Região Metropolitana, onde serão
anunciadas novas medidas de restrição para conter o avanço da Covid-19.
O prefeito ressaltou que a partir desta
terça, os idosos de 80, 81 e 82 anos serão vacinados em 13 pontos de vacinação
em Belém e distritos.
A capital paraense vacinou até o dia 23
de fevereiro, 44.769 pessoas. Nesta nova etapa, está prevista a vacinação de
mais 10 mil idosos.
Também participou da live, como
convidado do prefeito, o cineasta Luiz Arnaldo Campos, premiado pelo documentário sobre a vida e
obra do mestre de carimbó Verequete.