Projeto de parceria de empreendedorismo no Pará tem apoio do Senador Zequinha Marinho

 




Por articulação do senador Zequinha Marinho, o projeto "Integração Produtiva e Tecnológica para o Desenvolvimento e Empreendedorismo Feminino no Estado do Pará - Projeto Meninas da Geotecnologia", será executado nos municípios de Ananindeua e Portel com recursos e fomento do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos. Nesse sentido, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), firmaram acordo de cooperação técnica para a execução do projeto que tem como objetivos principais fortalecer o conhecimento nas técnicas de Geotecnologia e fomentar o empoderamento de meninas no uso e disseminação da prática dessas ferramentas, como subsídio para sua inserção no mercado de trabalho.  

O projeto busca promover a equidade de gênero, o desenvolvimento sustentável e o empoderamento feminino através da ciência e da tecnologia, além de levar conhecimento, por meio de projetos participativos e interativos, para meninas e mulheres.

Para o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, os principais pontos da parceria são "o protagonismo da mulher na sociedade e em nossas instituições, o fortalecimento da parceria interinstitucional como um veículo para o desenvolvimento, a transformação e a inovação,e, finalmente, o olhar do parlamento e do governo para as instituições de ensino superior e seu papel e missão social para o desenvolvimento sustentável da nossa região", enfatizou.

O professor Anderson Costa, chefe de gabinete do senador Zequinha Marinho, destacou a satisfação do parlamentar em apoiar o projeto. "Nosso senador deposita toda confiança necessária às instituições de ensino superior envolvidas nesta parceria de cooperação técnica. E coloca sempre seu mandato à disposição para a construção de dias melhores para a nossa sociedade", ressaltou. 

Também participaram da assinatura no gabinete da Reitoria da Ufra Campus Belém, o reitor do IFPA, professor Cláudio Alex Rocha, o pró-reitor de Extensão da Ufra, professor Jonas Castro, as coordenadoras do projeto, professoras Thais Braga (Ufra) e Natália Cavalcante (IFPA), e a fundadora do Meninas da Geotecnologia, professora Tatiana Freitas (IFPA).