Aniversário de Mosqueiro conta com a entrega de unidades de saúde e da ambulancha do Samu

  


A Ilha de Mosqueiro, localizada a 70 KM de Belém, completa 126 anos nesta terça-feira, 6. Uma programação especial da Prefeitura de Belém vai disponibilizar serviços de saúde e cidadania à comunidade. Uma agenda de inaugurações também está na pauta. 

O prefeito Edmilson Rodrigues vai reinaugurar unidades básicas de saúde do Furo das Marinhas e de Carananduba, reformadas para melhopr atender as comunidades e inaugurar o Centro Multicultural Solar da Ilha. O novo caramanchão do Chapéu Virado também será inaugurado na programação de aniversário, que integra as ações do Verão da Gente 2021, que segue em Mosqueiro até o final do mês.

 A programação especial de aniversário será aberta às 9h com o funcionamento da tenda da cidadania e se encerrará às 20h com a entrega do caramanchão. Haverá também apresentação da banda de música da Guarda Municipal de Belém.

 Mosqueiro virou distrito administrativo em 1901 com a finalidade de transformar a ilha num balneário capaz de abrigar, por temporada, um número sempre crescente de visitantes e veranistas. Hoje, aos 126 anos Mosqueiro é referência em ambiente aprazível e de lazer com mais de 50 mil habitantes e 19 bairros. 

Um conjunto de 21 praias em forma de enseada, gastronomia, pescado, turismo ecológico, agricultura, comércio, artesanato e grande produção cultural, entre outros atrativos turísticos, destacam Mosqueiro no cenário nacional em termos de belezas exóticas amazônicas e novos trechos do turismo ecológico.

 As praias do Areião, Bispo, Prainha, Prainha do Farol, Chapéu Virado, Porto Artur, Murubira, Ariramba, São Francisco, Carananduba, Marahú, Paraíso e Baía do Sol são as mais procuradas pelo público. Em termos de pontos turísticos, Mosqueiro tem tapiocarias, na praça da matriz; e mercado do Chapéu Virado e da Praça de Carananduba. Ainda no roteiro turístico, Mosqueiro tem a herança arquitetônica de antigos casarões construídos à época do ciclo rico da exploração da borracha no Estado do Pará.

 A ilha de Mosqueiro ainda possui fortes tradições culturais no carnaval, quadra junina e religiosidade com o Círio em louvor à Nossa Senhora do Ó e a Festividade de São Pedro, iniciada em 1918. A tradição é tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Belém.

 Programação de aniversário

 O Verão da Gente 2021 será aberto oficialmente nesta terça-feira,5, em Mosqueiro, pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Na agenda, a partir das 16h30, ele fará a entrega das obras de reformas da ESF do Furo das Marinhas, segue depois para a UMS de Carananduba. 

A partir das 18h, haverá a inauguração do Centro MultiCultural Solar da Ilha, finalizando com a entrega do Caramanchão, no Chapéu Virado.

 Pela manhã, a programação será voltada ao público com emissão de documentos, atendimento de saúde e orientações relativas à atuação da Defesa Civil Municipal. “Nós estamos muito felizes em poder entregar obras importantes, mas também de prestar serviços, pois, nossa comunidade necessita desses atendimentos", afirma a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla. 

Ela ressalta, que o órgão agradece antecipadamente à Prefeitura Municipal e demais secretarias municipais pelo carinho e as ações integradas de segurança, saúde e cidadania que está sendo desenvolvida em Mosqueiro.

  Agenda de inaugurações

 16H30

Reinauguração da ESF Furo das Marinhas

17h30

Reinauguração da UMS Carananduba

18h30

Inauguração do Centro Multicultural Solar da Ilha

Praça da Vila

20h

Inauguração do Caramanchão do Chapéu Virado

Serviços prestados à população na Tenda da Cidadania: 

9H – Chapéu Virado

 Defesa Civil

Orientações sobre ação do órgão e campanha educativa 

Sesma

Consultório rotativo

Vacinação H1N1, teste rápido DST, pressão arterial e distribuição de preservativos 

Sejudh

Orientação jurídica