IBGE lança Teste de Homologação do Censo 2022 em Mosqueiro

 

O IBGE cumpre, nesta quinta-feira, 4, mais um passo na preparação do Censo Demográfico 2022. Em todos os estados do Brasil, iniciam-se as coletas domiciliares dos Testes de Homologação, ação que consiste em reproduzir, em uma área restrita, todas as etapas da operação censitária. O objetivo é verificar o desemprenho de procedimentos e equipamentos que o órgão pretende utilizar durante o Censo, no ano que vem. No Pará, foi selecionado o bairro Vila, no distrito de Mosqueiro, onde mais de 1.600 domicílios serão visitados. 

Nesta quinta-feira, 4, as atividades na ilha começam às 10h, com um evento de lançamento, que será na Agência Distrital de Mosqueiro, órgão parceiro do IBGE no Pará para a realização da operação no local. Para evitar aglomerações, o evento foi restrito a uma lista de autoridades locais, bem como representantes do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Belém. 

Maria Luísa Pimenta, representante da sede nacional do IBGE (RJ), está em Belém para acompanhar o trabalho. Ela lembra que, antes dos testes nos estados, o IBGE fez uma primeira testagem em Paquetá (RJ), no mês de outubro. "Agora, indo aos estados, experimentamos os procedimentos no contexto da diversidade do território brasileiro, tendo, mais uma vez, oportunidade de observar diversas questões técnicas, como dúvidas nos questionários, sistemas ou equipamentos etc... sempre com objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos resultados que serão gerados pelo Censo 2022”, diz ela. “Na Vila de Mosqueiro, localidade escolhida para a simulação no Pará, pretendemos obter o mesmo sucesso que tivemos em Paquetá". 

De acordo com o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Pará, Rony Helder Cordeiro, a escolha da Vila de Mosqueiro obedeceu a critérios técnicos e a necessidades logísticas da operação. “Precisávamos de um local que tivesse dimensão territorial e tamanho de população que nos possibilitasse realizar a coleta dentro de um mês. A proximidade com a capital foi outro critério importante”, enumerou. “Pretendemos concluir a coleta em três ou, no máximo, quatro semanas”, concluiu. 

Após a reunião na Agência Distrital, 13 recenseadores vão às ruas do bairro Vila para dar início à coleta domiciliar. “Pretendemos visitar mais de 1.600 domicílios para coletar as informações dos moradores, além de fazermos a identificação dos estabelecimentos comerciais, educacionais, de saúde, religiosos entre outros que estiverem dentro do bairro”, explicou o Coordenador Técnico do Censo 2022 no Pará, Luiz Cláudio Martins. 

A população do bairro Vila vem sendo mobilizada, ao longo das últimas semanas, sobre a importância de receber os recenseadores, durante o teste. Cada entrevista deve durar, em média, 10 minutos. 

Segurança - Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel. 

Outra preocupação do IBGE foi garantir a correta identificação dos recenseadores para que a população se sinta segura em prestar informações. Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Para o registro dos dados, os agentes do IBGE estarão usando Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), equipamentos de mão de cor azul onde as respostas de cada morador serão registradas em sigilo. 

Em caso de dúvidas, o órgão orienta que os moradores verifiquem a identidade do entrevistador através do site respondendo.ibge.gov.br (basta informar a matrícula contida no crachá do entrevistador para confirmar sua identidade funcional) ou pelo telefone 0800 721 8181.