Serão selecionados 20 artistas plásticos cujas obras vão compor um salão virtual e, dentre elas, cinco obras serão premiadas e expostas presencialmente no Centro Cultural Parauapebas. As inscrições podem ser feitas de 17 de maio a 5 de junho
O projeto Movimenta Pebas abre chamada para seleção de artistas plásticos de Parauapebas, interessados em participar do Salão de Artes Movimenta Pebas. Podem ser inscritas obras de pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura. O total de 20 artistas serão selecionados, e os cinco trabalhos mais bem avaliados pelo júri serão premiados e expostos presencialmente no Centro Cultural Parauapebas (CCP). As inscrições podem ser feitas de 17 de maio a 5 de junho. Edital e formulário de inscrição disponíveis, por meio do formulário disponível no @movimentapebasoficial.
O projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chega à sua segunda edição, com a missão de valorizar os artistas da cidade e oferecer uma programação diversificada e totalmente gratuita à população. Neste ano, serão contempladas as áreas de teatro, dança, música e artes plásticas.
A segunda edição do projeto inova e traz como temática as “Expressões do Norte”, com o intuito de reconhecer e valorizar as diversas práticas culturais e os saberes da região. Com esta temática, o projeto visa refletir, por meio de suas ações, a riqueza e a multiplicidade de expressões encontradas no Norte do Brasil, fruto das contribuições dadas pelas diferentes comunidades que habitam a região, na culinária, nas festas, na religiosidade e nas práticas cotidianas.
O Movimenta Pebas tem patrocínio do
Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é realizado
pela Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do
Turismo - Governo Federal.
As inscrições para o Salão de Artes
Movimenta Pebas são reservadas a artistas residentes em Parauapebas, com idade
mínima de 18 anos, e é permitida a participação das pessoas contempladas na
primeira edição do projeto. O artista que deseja se inscrever pode enviar fotos
de até cinco obras de arte, inéditas e realizadas a partir de 2019. Serão
aceitas obras nas modalidades pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura,
e que contemplem a temática Expressões do Norte.
Seleção
As obras inscritas serão avaliadas por um júri artístico, de acordo com os critérios: qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade e adequação à temática “Expressões do Norte”. O resultado da primeira etapa, com os 20 selecionados, será divulgado no dia 8 de junho de 2022.
As obras selecionadas serão expostas na galeria virtual do Salão de Artes Movimenta Pebas, a partir do dia 27 de junho de 2022, no site do projeto. Na segunda fase, 20 obras (uma por cada artista) passarão por um novo processo avaliativo. As cinco obras escolhidas serão premiadas e vão compor a exposição presencial, com inauguração no dia 6 de agosto no Centro Cultural Parauapebas.
Mais detalhamentos sobre a chamada de artistas para compor o Salão de Arte Movimenta Pebas estão disponíveis no regulamento, que pode ser acessado pelo Instagram do projeto @movimentapebasoficial. Informações complementares serão prestadas pelo e-mail movimentapebas@gmail.com e/ou pelo WhatsApp via mensagem para o número (94) 99251-8189.
Movimenta Pebas
Desde 2021, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto beneficiou diretamente mais de 670 artistas, das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. O Movimenta Pebas tem como missão a valorização das expressões culturais e da produção artística regional, a formação por meio de atividades ofertadas a artistas e público, sempre pautadas pela diversidade de gêneros e estilos.