Inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas foram prorrogadas

 

Os interessados podem se inscrever até 12 de junho. Edital vai selecionar 20 artistas que farão parte de uma galeria virtual. Dentre as obras inscritas, cinco serão premiadas e expostas no Centro Cultural Parauapebas

 O prazo para inscrição no Salão de Artes Movimenta Pebas foi prorrogado até o dia 12 de junho. O artista que deseja participar pode inscrever obras de pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura. Ao todo, serão selecionados 20 artistas. As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram @movimentapebasoficial ou no link https://bit.ly/inscricaoSalaodeArtesPebas . 

As inscrições são reservadas a artistas residentes em Parauapebas, com idade mínima de 18 anos, sendo permitida a participação das pessoas contempladas na primeira edição do projeto. A primeira etapa do projeto vai selecionar 20 artistas que farão parte de uma exposição virtual. Cada artista pode inscrever até cinco obras, produzidas a partir de 2019. O resultado será divulgado no dia 15 de junho. 

Na segunda etapa do projeto, um júri premiará cinco das 20 obras selecionadas. Estas obras receberão premiação em dinheiro e irão compor uma exposição no Centro Cultural Parauapebas. As obras precisam ser inéditas e contemplar as Expressões do Norte. Com esta temática, o projeto pretende valorizar a riqueza e a multiplicidade de expressões encontradas no Norte do Brasil, fruto das contribuições dadas pelas diferentes comunidades que habitam a região na culinária, nas festas, na religiosidade e nas práticas cotidianas.

 Também serão avaliados pelo júri, a qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade, além da adequação à temática proposta. Para Afonso Camargo, um dos participantes da primeira edição do projeto e que, agora, está entre os curadores do Salão de Arte Movimenta Pebas, ressalta a relevância desse tipo de iniciativa para o cenário artístico da região. “Para mim foi muito importante participar porque deu visibilidade e projeção em nível regional e nacional”, ressalta. 

O regulamento do edital pode ser baixado no Instagram do projeto @movimentapebasoficial. Informações complementares serão prestadas pelo e-mail movimentapebas@gmail.com e/ou pelo WhatsApp, via mensagem para o número (94) 99251-8189. 

O que é o Movimenta Pebas? 

Desde 2021, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e realização do Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo - Governo Federal, o projeto já beneficiou diretamente mais de 670 artistas das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. Sua missão é a valorização das expressões culturais e da produção artística regional, a formação por meio de atividades ofertadas a artistas e público, sempre pautadas pela diversidade de gêneros e estilos.