Prazo para Alistamento Militar segue até o dia 30 de junho

 

Jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2022, têm até o dia 30 de junho para realizar o Alistamento Militar nas Forças Armadas. O Serviço Militar é obrigatório, de acordo com a Lei nº 4.375/64.

 O alistamento pode ser feito pelo online pelo aplicativo Exército Brasileiro (disponível para celulares Android e iOS), pelo site alistamento.eb.mil.br

ALISTAMENTO MILITAR ONLINE | Diretoria de Serviço Militar

alistamento militar online. quero me alistar jÁ me alistei jÁ me alistei

alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar do município que reside.

 Em Belém, os locais para alistamento estão disponíveis ao público nos bairros da Campina, Bengui, Curió-Utinga e ainda na Ilha de Mosqueiro. 

Nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins, área de responsabilidade do Comando Militar do Norte (CMN), a 8ª Região Militar (8RM) projeta alistar 120.000 pessoas. 

Com o alistamento concluído, o jovem poderá ser selecionado para realizar o Serviço Militar Inicial na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica. Ao ingressar como soldado, poderá atingir a graduação máxima de 3º Sargento Temporário. Após a prestação do serviço militar, o brasileiro será licenciado e passará a compor a reserva da Força Armada que serviu até completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade. 

Caso perca o prazo, o cidadão deve comparecer à Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação. Se estiver residindo no exterior, o jovem deverá procurar as repartições consulares ou as Embaixadas do Brasil.

 Etapas 

O Serviço Militar Inicial é dividido em cinco etapas, de acordo  com o Plano Geral de Convocação (PGC) do Ministério da Defesa (MD). A primeira delas é o Alistamento. De agosto a novembro, ocorre a segunda etapa, referente à Seleção Geral, onde os jovens selecionados realizam exames médicos, testes de aptidão e entrevistas. A terceira etapa corresponde à Designação, na qual o jovem irá se apresentar em uma organização militar, atendendo às necessidades das Forças Armadas. 

A quarta etapa é uma Seleção Complementar já na Organização Militar designada. O jovem fará novos exames e entrevistas para que, dentro de suas aptidões pessoais e dos critérios estabelecidos, sejam escolhidos os cidadãos que irão servir. A quinta e última etapa é a da Incorporação. Nesta fase final, o jovem é incluído em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. 

Benefícios 

Além da obrigação com a justiça brasileira e de quitar as obrigações com o Serviço Militar, o Alistamento Militar é uma oportunidade para os jovens complementarem o processo de socialização. 

Nas Forças Armadas, o jovem desenvolve e consolida os valores morais e éticos, de estímulo ao acatamento das leis e das instituições. Ele também tem a oportunidade de se especializar em uma profissão por intermédio de cursos profissionalizantes, além de servir ao Brasil, contribuindo para a manutenção da soberania nacional.

 Os primeiros dias no quartel destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar, entre elas, a prática controlada de atividades físicas, noções de hierarquia, disciplina, civismo, além do espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis. 

Confira os locais de alistamento em Belém: 

1 - ESPAÇO DAS PALMEIRAS I - RUA Ó DE ALMEIDA (CANTO COM A RUA 1 DE MARÇO - SUBSOLO) - COMÉRCIO 

2 - ESPACO DAS PALMEIRAS II - RUA Ó DE ALMEIDA (CANTO COM A RUA 1º DE MARÇO 565 - SUBSOLO) - CAMPINA

 3 - PARQUE SHOPPING - AVENIDA AUGUSTO MONTENEGRO (PARQUE SHOPPING) – BENGUI

 4 - CURIÓ-UTINGA - RUA UTINGA, 300 (ENTRADA AVENIDA ALMIRANTE BARROSO EM AO FRENTE TRIBUNAL DE JUSTIÇA) - CURIÓ-UTINGA  

3 - MOSQUEIRO - AVENIDA 15 DE NOVEMBRO, 664 - AGÊNCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO