Financiamento de veículos em queda no Pará


Queda no financiamento de carros - Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil


O Pará somou 59.613 veículos financiados no primeiro semestre do ano, queda de 20,6% em relação ao mesmo período de 2015. Com isso, o estado manteve a liderança no volume de financiamentos de veículos no Norte. Os dados levam em consideração automóveis leves, motos e pesados.  O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

As vendas a crédito de motos totalizaram 29.277 unidades nos seis primeiros meses do ano, colocando o estado na terceira posição do ranking nacional de financiamentos de motos, atrás de São Paulo e Minas Gerais. A região Norte acumulou 136.293 financiamentos de veículos no primeiro semestre do ano, retração de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 77.612 das operações. O total de veículos financiados no Brasil no primeiro semestre do ano somaram 2.258.655 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, queda de 16,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, foram vendidos a crédito 879.133 veículos novos e 1.379.522 usados. O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.

Sobre a Cetip

A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.