De médico e louco... Nise - O Coração da Loucura entra em cartaz no Líbero Luxardo

Cena do filme Nise - O Coração da Loucura - Foto Divulgação

Estreia nesta quarta-feira (3), no Cine Líbero Luxardo, “Nise – O Coração da Loucura”, com direção de Roberto Berliner. O filme que conta a história da médica brasileira Nise da Silveira, interpretada pela atriz Glória Pires, será exibido às 17h pelo projeto plateia, que oferece sessões gratuitas a estudantes. No dia seguinte, as exibições são às 15h, 18h e 20h. Após a primeira exibição haverá um debate coordenado pelo Conselho Regional de Psicologia com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

“Nise – O Coração da Loucura” segue na programação entre os dias 5 a 7 de agosto com sessões às 18h e 20h, e de 10 a 14, às 18h. O ingresso custa R$ 10, com meia-entrada para estudantes. O filme retrata a vida e os feitos da psiquiatra Nise da Silveira, que propôs novas formas de tratamento humanizado a esquizofrênicos e psicóticos. Após passar um tempo na prisão, ela assumiu o setor de terapia ocupacional em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, passando a incorporar a arte e a atenção no tratamento dos pacientes e abolindo tratamentos da época, como a lobotomia, o eletrochoque e o isolamento.

Após a primeira sessão de quinta-feira (4), o filme será seguido de um debate, com a presença do psicólogo Luiz Romano e da assistente social Ester Sousa, destinado a estudantes de psicologia, medicina e ao público em geral. “Vamos abordar principalmente a questão da loucura, tema que devemos tratar com um olhar mais compreensivo, e não com exclusão. Existe uma dimensão simbólica, lúdica e humanizada quando se fala em discutir um tema tão abrangente como o tratamento da loucura”, diz Luiz Romano.


Glória Pires faz o papel da enfermeira Nise - Foto Divulgação

Serviço: Cine Líbero Luxardo (Gentil, 650, Nazaré) exibe “Nise – O Coração da Loucura”. Quarta-feira (3), às 17h, no Projeto Plateia, com entrada franca para estudantes. Quinta (4), às 15h, 18h e 20h. Entre os dias 5 e 7, sessões às 18h e 20h, e de 10 a 14, às 18h. Ingresso: R$ 10, com meia-entrada para estudantes.