De janeiro a agosto desse ano as
companhias áreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM), embarcaram em
suas aeronaves 4.530 itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes). O modal aéreo é responsável por
95% dos transportes entre doadores e receptores. Foram realizadas 2.553 viagens
de itens essenciais para as cirurgias nas asas das aeronaves das associadas. “É um trabalho que nos enche de
orgulho, um exemplo de parceria entre o público e o privado que tem como único
objetivo beneficiar toda a população”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo
Sanovicz. O executivo ressalta que só é possível atingir a conectividade e a
agilidade necessária para salvar tantas vidas por meio da aviação.
Trabalho em conjunto
A ABEAR, o Ministério da Saúde, a
Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de
Gerenciamento de Navegação Aérea do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
(CGNA/DECEA) e os aeroportos assinaram em dezembro/2013 um acordo de cooperação
que ampliou a atividade realizada voluntariamente desde 2001 (à época
envolvendo o Ministério da Saúde e Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). O
acordo estabelece fluxos de atividades entre esses atores para viabilizar
transportes ágeis, com a criação de vagas específicas nos voos para órgãos e
equipes médicas. Além disso, voos de transporte de órgãos recebem prioridade no
tráfego aéreo, poupando preciosos minutos nessa luta contra o tempo e pela
vida.
Acompanhe o histórico do setor:
1997:
Criação do Sistema Nacional de
Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver o
processo de captação e distribuição de órgãos e tecidos humanos para fins
terapêuticos e de transplante.
2001:
15 empresas aéreas reunidas no
Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) firmaram termo de cooperação
com o Ministério da Saúde. O acordo previa o transporte de órgãos, esquipes,
itens e tecidos de forma gratuita por parte das empresas aéreas. O trabalho já
era realizado, mas com a assinatura se tornou mais robusto e organizado.
2011:
AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM, TRIP,
Ministério da Saúde, Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
(Infraero) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estiveram
novamente reunidos e ampliaram a atuação conjunta para aprimorar ainda mais a
logística do transporte de órgãos para transplante. Resultaram medidas como a
facilitação do acesso às informações sobre horários de voos no Brasil e o
fortalecimento dos canais de comunicação entre as empresas aéreas e o
Ministério da Saúde.
2013:
Novo acordo estabelece a
introdução da equipe da Central Nacional de Transplantes dentro do Centro de
Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do
Espaço Aéreo (DECEA), com a finalidade de acelerar a coordenação dos voos
utilizados para o transporte de órgãos.
Neste ano, as companhias aéreas associadas
à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM) transportaram ao todo 6.938 órgãos,
tecidos, itens e equipes médicas.
2014:
ABEAR cria a campanha “Asas do
Bem” com foco no trabalho das companhias aéreas para transportar os órgãos para
transplante. A ação teve a participação
do médico Drauzio Varella, como porta-voz do tema.
Neste ano, as companhias aéreas
associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM) transportaram ao todo 7.957
órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.
2015:
Novo acordo estabelece a
introdução do transporte de medula ósseo por parte das companhias aéreas e
isenta a cobrança de tarifas aeroportuárias quando há necessidade do
acompanhamento de equipes médicas no transporte de órgãos.
Neste ano, as companhias aéreas
associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM) transportaram ao todo 6.557
órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.