Órgãos de segurança e mobilidade montam esquema para inauguração da Arena Guilherme Paraense

Arena Guilherme Paraense - O Mangueirinho - Foto Sidney Oliveira

Um esquema de segurança e mobilidade foi planejado para a inauguração da Arena Guilherme Paraense, popularmente chamada de "Mangueirinho", na Av. Augusto Montenegro, ao lado do Estádio Olímpico do Pará, o "Mangueirão". Nesta sexta-feira (21), a abertura dos portões será às 18h30. No domingo (23), o público terá acesso à Arena partir das 17h30. O estacionamento no entorno do complexo estará totalmente disponível. O policiamento será ostensivo desde a chegada ao Mangueirinho, no entorno e dentro do novo ginásio. O 24º Batalhão irá reforçar a segurança de toda a região adjacente. No total, sete viaturas estarão em pontos estratégicos e seis equipes em motos farão abordagens e fiscalização em toda a área externa do complexo. 

Cerca de 230 policiais militares, sendo a maior parte efetivo do Comando de Policiamento Especializado, irão garantir a segurança nas áreas interna e externa da Arena. "Recomendamos que o público chegue cedo para evitar qualquer tipo de contratempo. Para facilitar a chegada e saída do público, a Av. Transmangueirão funcionará em sentido único, como nos dias de evento no Mangueirão. Na dúvida, os agentes de todos os órgãos envolvidos estarão à disposição para instruir", explica o coronel Arthur Moraes, Comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar.

Para garantir o fluxo normal de condutores e pedestres, o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atuarão em parceria. O Detran estará com 25 do Grupamento Tático de Motociclismo e viaturas. A Semob irá operar com duas viaturas e quatro agentes de trânsito, que estarão orientando pedestres e condutores para garantir o fluxo no trânsito e maior segurança. Nenhuma via será interditada.

De acordo com a major Vivian Leite, o Corpo de Bombeiros atuará nos dois dias de evento com 25 militares. "Estaremos a postos na prevenção de incêndios, sinistros e acidentes. Estamos aptos para prestar atendimentos médicos. Contamos com um evento sem ocorrências, mas, caso haja, estamos preparados".

Inauguração

Dois eventos, com entrada gratuita, vão marcar a entrega do ginásio, que tem capacidade para quase 12 mil pessoas. Nesta sexta (21), a Arena Guilherme Paraense receberá um jogo de vôlei entre a equipe Embaixadores do Esporte, formada por atletas brasileiros de renome internacional, e a seleção paraense com estrelas do vôlei do Pará. Já no domingo, um grande show em tributo a cultura paraense será realizado.

Os atletas Hélia Pinto (Fofão), Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert, Sandra Pires, Helbert Oliveira, Maurício Nóbrega, Felipe Raniery e Fabíola Pires já confirmaram presença no jogo contra o time paraense, formado por Gerson Monte, Elizabeth Matos (Beth), Alex Raposo, Marcelo Seixas (Papinha), Marcelo Santos, Mateus Malta, João Matheus, João Salim, Camila Brandão e Jarbas Simões, que estarão sob o comando do técnico Edilson “Mingau”.

O tributo à cultura paraense contará com shows de Fafá de Belém, Pinduca, Ximbinha, Almirzinho Gabriel, Keila Gentil, Lia Sophia, Nilson Chaves, Liah Soares, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Edilson Moreno, Lucinnha Bastos, Arthur Espíndola, Kim Marques, Arraial do Pavulagem, Andreia Pinheiro, Paulo José Campos de Melo, Paulo André Barata, Banda Fruto Sensual, Mahrco Monteiro, Banda Xeiro Verde, Viviane Batidão, Juninho Pop e Grupo de Dança Trilhas da Amazônia.