Militares celebram os 134 anos do Corpo de Bombeiros do Pará





Nesta quinta-feira, 24, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) completa 134 anos de fundação. A semana de comemorações começou com um culto ecumênico, realizado na última segunda-feira, 21, no Comando Geral. “Esse aniversário simboliza  a construção de uma instituição permanente, responsável pela segurança da sociedade. Temos o que comemorar porque nesses 134 anos evoluímos no nosso propósito de salvar vidas”, disse o Coronel Zanelli Nascimento, comandante do Corpo de Bombeiros.

No convite deste ano foi usada uma arte que ele fez para os 130 anos da corporação, em 2012. O desenho mostra a transição entre o Comando Geral antigo, na rua João Diogo, na Campina, e o atual, na avenida Júlio Cesar. “Essa obra carrega um pouco da gente, do que a gente sente em trabalhar aqui. Muito bom ter sido lembrado pra resgatar essa arte que fiz com tanto carinho e dedicação”, disse o major, que em 30 anos de pintura já vendeu mais de 300 quadros para amigos e companheiros de trabalho do CBMPA.

As comemorações pelo aniversário seguem durante a semana. No período de 21 a 25 de novembro, a Diretoria de Serviços Técnicos e o Centro de Atividades Técnicas promovem o evento “Bombeiro na Comunidade” em comunidades carentes de Belém. Nos dias 21 e 22, o Curso de Combate a Incêndio reuniu porteiros e moradores de residenciais.

Já a solenidade cívico-militar que marcará o aniversário será realizada nesta quinta-feira, 24, no pátio do quartel do Comando Geral. Na ocasião, haverá desfile de tropas e entrega de medalhas aos militares com mais de 20 anos de serviços prestados à corporação.


Também fazem parte da programação o Baile das Espadas, dia 25, no Grêmio Literário e Recreativo Português e a 1ª Exposição de Artes e Coleção de Miniaturas. Durante o período será intensificada a campanha de prevenção a afogamentos nos 25 municípios paraenses nos quais o CBMPA atua. A campanha é uma ação inédita entre o Corpo de Bombeiros brasileiro e a partir do ano que vem, se tornará uma campanha nacional, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).