Arte sonora e fotografia em exposição na Casa das Artes

A Galeria Ruy Meira, da Casa das Artes, estará recebendo até o dia 17 de janeiro, os projetos “Farol – Exposição de Arte Sonora” de Lucas Estrela e “Desejo de estrangeiro” de Cinthya Marques. A visitação pública pode ser feita de de 9 as 18h.

O projeto “Farol – Exposição de Arte Sonora”, do músico e compositor Lucas Estrela, contemplado pelo Prêmio Seiva de Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística da FCP,  apresenta um conjunto de instrumentos musicais eletrônicos interativos gerados a partir da experimentação musical e gambiarras eletrônicas com componentes “low-tech” (em português “baixa tecnologia”), utilizando materiais que vão desde caixas de charutos, osciladores e sintetizadores analógicos a amplificadores de som ligados a circuitos eletrônicos, resultando em sons únicos.

“Sempre foi um desejo meu produzir os instrumentos pra compor as trilhas sonoras dos filmes que eu produzia. Eu sentia a necessidade, como músico, de produzir a minha própria sonoridade. A conquista da Bolsa de Experimentação da Fundação Cultural do Pará me ajudou bastante, pois eu nunca havia tido a oportunidade de produzir instrumentos com aqueles formatos e tudo isso só foi possível graças a esse incentivo", comenta o artista Lucas Estrela.

A segunda exposição em cartaz na Galeria Ruy Meira, intitulada “Desejo de Estrangeiro”, da fotógrafa e artista visual Cinthya Marques, também foi selecionada no Prêmio de Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística da FCP. Trata-se de uma série de fotografias desenvolvidas desde 2012. No projeto, a artista tece relações com a cidade a partir de questionamentos sobre o local em que vive, no exercício de autoreconhecimento pelos lugares em que transita, constituindo no processo a busca por pertenciamento.

As exposições fazem parte da Mostra Seiva de Arte e Cultura 2016 da Fundação Cultural do Pará.

Serviço: Exposições “Farol - Exposição de Arte Sonora”, de Lucas Estrela, e “Desejo de Estrangeiro”, de Cinthya Marques. Visitação até 17 de janeiro de 2017, das 09 às 18h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré). Informações: 4006-2923

(Colaboração: Moizes Corrêa)