Igreja Adventista celebra 80 anos no norte do Brasil



A Igreja Adventista do 7º Dia será homenageada com uma Sessão Especial, nesta quinta, 15 de dezembro, a partir as 9h na Assembléia Legislativa do Estado do Pará. A homenagem é a comemoração dos 80 anos da sede da Igreja Adventista para os estados do Pará, Amapá e Maranhão, a União Norte Brasileira (UNB). A iniciativa é do Deputado Estadual Dr. Jaques Neves (PSC). A sede coordena seis escritórios regionais, um hospital, uma faculdade, 34 unidades escolares e 2.800 congregações. 

São mais de 284 mil membros fiéis e prontos a servir. Crianças, jovens, mulheres, homens e idosos comprometidos com a mesma missão de transformar vidas. A força dessa missão inclui o serviço à comunidade. O projeto DNA é uma prova disso, a cada mês os jovens realizam ações sociais em prol da comunidade local. No mês de julho, os “Calebes” também fazem a diferença, este ano foram 30 mil jovens que doaram suas férias para levar ações sociais e evangelísticas à comunidade.

 O Hospital Adventista de Belém leva assistência médica e odontológica gratuita para 20 mil crianças por ano. Por meio da Agência de Desenvolvimentos e Recursos Assistenciais, a ADRA Brasil, e da Federação de Empreendedores Adventistas, a igreja realiza projetos de ressocialização de detentos, além de cursos e assistência para adolescentes grávidas, cursos de informática e escolas de futsal para comunidades carentes. As igrejas também se destacam por realizar projetos sociais em combate à violência doméstica e projetos que incentivam a doação de sangue. Em 2016 inaugurou a Lancha Luzeiro XIX, que vai levar assistência pedagógica, médica e odontológica para a região das ilhas no Pará. Um Igreja sempre à serviço da comunidade.

História

A força dos adventistas no norte do Brasil está na história, uma história de esperança, que começou no ano de 1927, quando a Igreja Adventista do Sétimo Dia, depois de passar dois anos coletando recursos, decidiu abrir um novo campo, a Missão Baixo Amazonas. A esperança veio a bordo com os missionários que ancoraram nas docas em Belém: o norte americano João Brown, e dois colportores, o alemão Hans Mayr e André Gedrad. No início, eles começaram as atividades expondo literaturas sobre saúde. Depois navegaram os rios em pequenos barcos e canoas, para alcançar comunidades isoladas. 

Após dois anos, o engenheiro Leo Halliwell e sua esposa, a enfermeira Jessie, chegaram no norte do Brasil.  Encontraram uma terra desconhecida, com matas densas, águas de difícil navegação, e outros perigos como as doenças tropicais. Para vencer esses desafios e ir além na proclamação da esperança, decidiram construir uma lancha e entrar nos ramais da Amazônia. Em 1931, eles inauguraram a Lancha Luzeiro I e, com ela, ajudaram muitos enfermos, assim a mensagem espiritual teve mais significado. 

Trataram das doenças de milhares de brasileiros, enquanto levavam o evangelho aos ribeirinhos da Amazônia.  Foi o começo de um ministério que cresceu e resultou, em 8 de dezembro de 1936, na organização da União-Missão Norte Brasileira. E o melhor da nossa história, é que ela continua sendo escrita a cada dia.

Celebração dos 80 anos União Norte
Data: Quarta, 15 de dezembro
Local: Plenário Newton Miranda – ALEPA