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Quase 14 mil pessoas já foram atendidas na Estação Cidadania Bosque Grão-Pará - Foto Cristino Martins - Agência Pará
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“Achei excelente. Não conhecia o espaço
e meu marido fez o agendamento pra cá por ser mais próximo de casa. Gostei
muito pela acomodação, estrutura, conforto, segurança e bom atendimento que
recebi, além da rapidez”, contou a universitária Dinete dos Santos Almeida,
após receber sua nova carteira de identidade, expedida pela Polícia Civil na
Estação Cidadania Bosque Grão-Pará, em Belém, que completou um mês de
funcionamento na quinta-feira (26).
Desde a inauguração, o espaço coordenado
pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) já atendeu quase 14 mil
usuários de vários bairros de Belém e outros municípios da Região
Metropolitana, e até de outras regiões do Estado. Os serviços mais procurados
são os oferecidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE),
Polícia Civil e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Segundo a titular da Sead, Alice Viana,
a estação representa uma conquista para os cidadãos. “Lá, o governo do Estado
garante aos usuários todos os direitos e o exercício da cidadania plena, com
excelente estrutura e atendimento de qualidade. Superamos os 10 mil
atendimentos previstos e buscamos oferecer, cada vez mais, praticidade e
agilidade às pessoas que se dirigem à unidade”, informou.
Avanço – Para garantir mais comodidade
ao usuário, a Sead já iniciou o agendamento da emissão de carteira de trabalho
pelo site www.estacaoacidadania.pa.gov.br. Inicialmente, o serviço estará
disponível a cada 15 dias, para assegurar que mais pessoas sejam atendidas com
mais rapidez, segurança e conforto, diminuindo gradativamente as filas. A
partir de fevereiro, a emissão da carteira de trabalho também será oferecida
pela Estação Cidadania Guamá, com agendamento pelo site.
Uma das 1.289 pessoas atendidas para
emissão da carteira de trabalho, Jaqueline Gazel, estudante do Ensino Médio e
moradora do Bairro Pratinha II, afirmou que o serviço é muito bom, e vai
recomendar aos amigos. “Tenho pressa em tirar a carteira de trabalho, pois tenho
uma proposta de emprego e não posso perder. Aqui foi todo mundo muito atencioso
comigo. O serviço foi muito rápido. Gostei muito”, declarou Jaqueline.
Tendência - Seguindo o modelo da Estação
Cidadania Marabá, na região sudestes, a unidade Bosque Grão-Pará é a segunda
iniciativa do governo do Estado de implantação de serviços em parceria com um
shopping.
O superintendente do Shopping Bosque
Grão-Pará, Raniere Lima, ressaltou que a parceria com o governo do Estado
reflete uma tendência no mercado de shoppings centers. “Atualmente, os
empreendimentos comerciais proporcionam aos clientes cada vez mais opções de
lazer e serviços, com todo conforto e comodidade, trazendo assim mais pessoas
para o shopping. É sensível a percepção de mais fluxo de pessoas. Inclusive
novas lojas já nos procuraram para negociar espaços, como clínicas, empresas de
serviços digitais, alimentação, entre outras”, adiantou.
Estrutura - A Estação Cidadania Bosque
Grão-Pará conta com os serviços de 14 órgãos estaduais e federais, em uma área
de mais de 700 m² nos dois pisos do shopping, com capacidade para beneficiar
pelo menos 500 mil moradores de 16 bairros com a emissão de documentos, como
carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira carteira nacional de
habilitação (CNH) e título de eleitor.
A estação oferece ainda serviços da
Defensoria Pública do Estado, do Banco do Estado do Pará (Banpará), Secretaria
de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado
de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do
Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de
Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços
Públicos do Estado (Arcon) e Fundação Pro Paz.
Serviço: A Estação Cidadania Bosque
Grão-Pará funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h, no Shopping Bosque
Grão-Pará, na Avenida Centenário, Bairro Val de Cans, em Belém. O usuário pode
entrar em contato com a Sead para obter mais informações pelo fone (91)
3194-1400. A Estação Cidadania Guamá funciona de segunda a sexta-feira, das 8
às 14 h, na Avenida José Bonifácio, 2308, Bairro do Guamá. Fone: (91) 3217-4107.
Mais informações no www.estacaocidadania.pa.gov.br.