Pará emitiu 200 mil certidões de nascimento em 2016






O objetivo principal da Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda), ao garantir a emissão da certidão de nascimento, é promover a cidadania para a população do Pará e combater o sub-registro de nascimento - que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o conjunto de nascimentos não registrados no ano em que ocorrem. Por isso, a secretaria promoveu ou participou de diversas ações que visaram, principalmente, o combate ao sub-registro civil de nascimento na infância, adolescência e de adultos extemporâneos (que ocorre fora do período ideal). 

A diretora de renda, cidadania e combate à pobreza da Seaster, Leila Machado, responsável pelas ações de combate ao sub-registro na secretaria, explica que uma das principais ações é a garantia da segunda via do registro de nascimento nas ocorrências de calamidades, como incêndios e outros. Através desse trabalho, a Seaster garantiu o registro de nascimento para mais de 200 mil paraenses somente em 2016. “Essas ações são fundamentais para o declínio do sub-registro no Pará. 

Somente na Região Metropolitana, foram mais de 70 mil certidões emitidas no ano passado", pontua Leila Machado. Para 2017, a meta é atender os 144 municípios do Estado, com prioridade aos 36 com menor Índice de Progresso Social (IPS), em 10 regiões de integração.