Em resposta ao pedido realizado
há cerca de vinte dias pelos governos estaduais da região amazônica, através
das secretarias de turismo e de comunicação dos Estados, o Ministério do
Turismo (MTur) confirmou que será realizada uma ampla campanha de promoção do
turismo para a região, inclusive com investimento da ordem de R$ 20 milhões
para a ação de divulgação no mercado nacional e internacional. Toda a campanha
será desenvolvida nos mesmos moldes do que foi realizado recentemente pelo
Ministério com a campanha “Verão Nordeste”.
A confirmação ocorreu durante
audiência no Ministério do Turismo, em Brasília, nesta quarta-feira (22), com a
presença dos secretários de Turismo e de Comunicação da Amazônia. No encontro,
a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra,
disse ainda que o ministro do Turismo, Marx Beltrão, determinou que a campanha
seja concebida e finalizada até maio, para que seja apresentada durante o 14º
Encontro de Governadores da Amazônia Legal, já programado para ser realizado em
Rondônia.
“A intenção do ministro é
apresentar e então iniciar a divulgação já em junho e julho, aproveitando o
período do verão amazônico, como foi sugerido. Importante destacar que dentro
do planejamento do Ministério do Turismo entendemos a importância de promover
as potencialidades da Amazônia e essa proposta do Fórum vem ao encontro com
nossos anseios. Acredito que juntos faremos um excelente trabalho”, comentou a
secretária Teté Bezerra.
O assessor especial do
Ministério, Maurício Rasi, destacou que toda a equipe está entusiasmada com o
trabalho conjunto e que a promoção das diferentes regiões estava sendo pensado
pelo Ministério. “Temos que fazer escolhas dentro de uma programação e
acreditamos que essa união ajuda a superar as dificuldades, deixando claro para
todos que o momento da Amazônia chegou”, disse Rasi.
Para a secretária nacional, o
esforço conjunto das secretarias de turismo e de comunicação é fundamental.
“Vai ser importantíssimo para nós construirmos um bom programa de promoção e de
divulgação da região da Amazônia, essa integração faz com que todos nós
tenhamos a mesma linguagem, a mesma visão, do que pode ser desenvolvido dentro
dos produtos turísticos que a Amazônia oferece. Nós temos consciência das
várias regiões que a Amazônia compreende, como também nós temos muitas delas
que nos unem proporcionando inclusive a construção de roteiros integrados para
que esse turista brasileiro e até o turista internacional possa conhecer a
Amazônia Legal”, declarou Teté Bezerra.
Integração - A campanha é uma das
ações conjuntas que o Fórum das Secretarias de Comunicação, formado pelos nove
estados da Amazônia Legal, está desenvolvendo. O grupo foi oficializado com
intuito de unir esforços na realização de ações e atividades na gestão pública
voltada para a comunicação, em virtude das afinidades que possuem e dos
desafios, que são semelhantes.
Para o secretário de comunicação
do Pará, coordenador do Fórum das Secretarias de Comunicação, o resultado da
primeira ação foi positivo. “Já saímos daqui já com uma posição definida do ministério,
que entendeu muito bem que queremos divulgar a Amazônia como um todo, assim
como foi feito com a Região Nordeste, onde não se divulgou especificamente um
estado, se divulgou a região como um todo, e o mesmo vai ser feito agora com a
Amazônia. Isso mostra que o ministério, o Governo Federal, o Brasil, está
olhando mais os ‘brasis’ que existem no nosso país, então é muito gratificante
para a gente da Amazônia perceber que emplacamos essa reivindicação e que a
Amazônia vai ser também contemplada com a mesma verba, com o mesmo reforço, com
o mesmo esforço do Governo Federal para divulgar a nossa região”, analisou
Nardin.
Já o secretário de Turismo do
Pará, Adenauer Góes, destacou que o turismo é uma atividade que movimenta a
economia dos estados e que, por isso, precisa ser encarada cada vez mais como
política de governo. “O turismo, para ser entendido como atividade econômica,
precisa de um processo de organização, de ordenamento, de capacitação, de
entendimento de mercado consumidor. Como também precisa de marketing, que é
fundamental. Vivenciamos aqui no ministério uma reunião que considero
extremamente importante e que pode ser uma reunião divisora de águas, histórica
mesmo. Porque entendemos que é um processo que precisa ser trabalhado de forma
integrada entre os nove estados da Amazônia Legal, que vai ter a natureza como
pano de fundo, mas também toda essa mobilidade das pessoas que eu acabei de
expressar, negócios, eventos, e toda uma ambientação favorável a economia da
transversalidade junto com o turismo e o entrosamento com a área de comunicação
dos Estados é absolutamente vital”, explica.
Desdobramento - No dia 2 de
fevereiro, o ministro do turismo, Marx Beltrão, recebeu em audiência o senador
Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e os secretários de Comunicação do Pará, Daniel Nardin,
do Acre, Andréa Zílio, de Roraima, Gustavo Abreu e do secretário de Assuntos
Estratégicos do Mato Grosso, Jean Campos.