Foto: Ascom/FCP |
“O músico vai ter uma noção de como o instrumento é criado e vai passar a fazer a manutenção, além da criação do seu instrumento. Este curso não existe na região norte, por isso é importante para a Fundação a introdução na grade curricular”, explicou o Luthier Paulo Sergio Nogueira, técnico em instrumentos de cordas como violino, viola e violoncelo. Fafá, como é carinhosamente chamado, formou-se em 1986 na primeira turma da escola de Luthier do Conservatório de Tatuí, em São Paulo.
O novo anexo que abriga o arquivo geral, sala de reuniões, copa e demais setores administrativos ganhou um colorido especial na área externa. O grafiteiro Dedeh Farias, 26 anos, fez três grafites nas paredes externas da lateral do prédio. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o artista contou que o trabalho musical desenvolvido pela instituição serviu de inspiração para os temas dos grafites. “Eu escolhi os desenhos pensando na temática do espaço, desenhei alguns alunos tocando seus instrumentos para que eles se sintam familiarizados com o local”, disse o artista.
A restauração contemplou o prédio antigo da instituição, uma construção da década de 40 com características do estilo arquitetônico ‘Art Déco’ onde está a Superintendência, as Diretorias e a Procuradoria. Na reforma, houve a instalação de uma nova rede elétrica, telefônica, hidráulica e de esgoto.
Serviço:
Entrega das obras de reforma,
ampliação e restauração do prédio da FCG
Data: 31 de março de 2017
Hora: 17h
Local: Fundação Carlos Gomes (Av.
Gentil Bittencourt, 909)