Programa para Gestão Sustentável da Pesca Artesanal é lançado em Belém

Foto Youtube

Prestes a iniciar sua segunda fase de trabalho focada no litoral brasileiro, a Rare, organização especializada em mobilização social para a adoção de práticas sustentáveis, reunirá em Belém por três dias, para intercâmbio, discussão e alinhamento de informações, os principais atores que terá como parceiros em sua agenda de 2017 até 2019. O evento segue até esta quinta-feira, no hotel Beira Rio, das 09 às 17 horas.

Ao longo desses dois anos, a Rare e sua rede de apoiadores empreenderão esforços para a promoção da gestão sustentável da pesca artesanal em áreas marinhas protegidas nos Estados do Pará e Pernambuco, por meio da implementação do programa Pesca para Sempre. A estimativa é a de que a iniciativa alcance cerca de 5.500 pescadores em um total de 40 comunidades, visando a proteção dos recursos naturais costeiro-marinhos e a melhoria de vida de famílias que têm no pescado a base para sua sobrevivência, residentes em Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas e em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) localizadas, respectivamente, nos litorais paraense e pernambucano.

As áreas-foco selecionadas pela Rare para sua atuação nesse biênio são as Resex Caeté-Taperaçu, Gurupi-Piriá, Soure, Mãe Grande de Curuçá e São João da Ponta, todas administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e que, junto com outras sete áreas, formam o conjunto intitulado Salgado Paraense. Além das Resex, a Rare também irá trabalhar na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, unidade de conservação (UC) federal gerida pelo ICMBio, detentora do título de maior UC marinha do país, e na APA Estadual de Guadalupe.

SOBRE A RARE - A Rare é uma organização ambientalista com 40 anos de experiência, cuja missão é inspirar mudanças para que as pessoas e a natureza possam prosperar. Por meio das ‘Campanhas por Orgulho’, já implementou projetos de mobilização social para a promoção de práticas sustentáveis em mais de 50 países, concentrando-se em duas linhas temáticas: ‘pesca’ e ‘água e florestas’. A metodologia desenvolvida pela Rare, hoje mundialmente consagrada, busca soluções de conservação dos recursos naturais fortalecendo lideranças locais, sensibilizando e impulsionando comunidades a adotarem hábitos e procedimentos mais amigáveis para o meio ambiente e para sua própria qualidade de vida.