Ananindeua ganha Escola Sesi



A Escola SESI Ananindeua - que será inaugurada nesta quarta-feira, 03, às 09h - está localizada na região metropolitana de Belém e foi planejada para proporcionar maior interação dos alunos com a preservação dos recursos naturais. Na escola, os alunos do SESI têm educação de qualidade e acompanham processos sustentáveis, levando o conhecimento para o seu cotidiano, envolvendo familiares e amigos. Os cuidados com a questão ambiental iniciaram ainda na etapa de elaboração do projeto, com a avaliação do terreno e da paisagem local, seleção dos materiais de construção, tratamento dos resíduos gerados na obra, incluindo a limpeza de pneus dos caminhões utilizados durante na construção, entre outros.

A escola possui sistema fotovoltaico, que a partir da captação da energia solar gera cerca de 50% do consumo total de energia da escola e converte em créditos o excedente repassado ao Sistema Nacional de Energia. Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) separa os resíduos, tratando e devolvendo os líquidos para reaproveitamento e os sólidos para adubo. Um sistema de captação recolhe a água da chuva e dos sistemas de refrigeração, concentrando em uma cisterna 60 mil litros de água, que pode atender por até cinco dias a higienização dos banheiros e irrigação das áreas verdes sem depender do sistema público de abastecimento.

Outros recursos presentes na unidade são sistemas de iluminação eficiente, com uso de lâmpadas LED; de automação com rede de comunicação para eficiência da iluminação dos espaços, controle inteligente para acionamento de bombas d’água, monitoramento via Web do consumo de energia elétrica e de equipamentos elétricos  e eletrônicos, e sistema de climatização que reduz o consumo de energia na ordem de 40% em relação aos sistemas de climatizações convencionais.

Atualmente a escola é referência para outras instituições de ensino e demais edificações sustentáveis. Inclusive, o projeto Circuito da Sustentabilidade promove uma visita guiada pelos próprios alunos que apresentam todos os itens sustentáveis presentes na unidade. “Buscamos uma proposta educacional que fosse além das disciplinas tradicionais, presentes em todas as escolas. Queremos que o aluno SESI seja um cidadão melhor, com consciência de sua atuação no mundo e capaz de provocar mudanças no seu meio. Acreditamos que a Escola SESI Ananindeua seja um veículo para essas transformações”, diz José Conrado Santos, Diretor Regional do SESI.

Recursos pedagógicos garantem excelência educacional Se na consciência ambiental a Escola SESI Ananindeua é nota dez, os recursos pedagógicos também se destacam por garantir educação de qualidade, preparando o profissional e o cidadão do futuro.
O prédio conta com dez salas de aula, laboratórios de ciências e informática e é totalmente adaptado para pessoas com deficiência. São oferecidas turmas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Continuada, Curso Pré-vestibular e Educação de Jovens e Adultos.

Os projetos de aprendizagem oferecem novas experiências educacionais. Os alunos desenvolvem diversas habilidades em aulas de robótica, a partir da metodologia Lego Zoom que desperta o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia; participam de aulas em 3D com a ferramenta Eureka.In e são despertados ao empreendedorismo.

O incentivo ao lazer e a às atividades físicas não ficam de fora. O playground tem piso produzido a partir de 348 pneus reutilizados, o bloco de recreação conta com  teto verde que utiliza vegetação 100% regional e com baixo consumo de água e o ginásio poliesportivo tem cobertura termoacústica.

Um bicicletário com 90 vagas guarda as bicicletas dos alunos, responsáveis e funcionários, prática que garante a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera. “Damos outro tipo de orientação aos nossos alunos para que eles levem um aprendizado a mais para suas casas e familiares, como o consumo consciente e responsável de recursos como água e energia elétrica. Assim contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, completa José Olimpio Bastos, Superintendente Regional do SESI.