Belém sediará em junho a Copa Norte de basquete masculino



Belém, capital paraense, irá receber no período de 15 de 18 junho, a Copa Brasil Região Norte de Clubes Masculina. Quatro clubes dos estados do Amazonas, Pará e Amapá irão participar do evento que será realizado na quadra poliesportiva do Paysandu Sport Clube, representante do Pará na competição. A Copa Norte é formatada pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e faz parte do calendário oficial da CBB.

Além da participação do clube paraense, o Amazonas será representado pelo Fast Club e o Amapá pelas equipes Trem e NBJ, somando 60 participantes entre atletas e equipe técnica. A arbitragem ficará por conta da Federação Paraense de Basquete (FPB) e também de árbitros de outros estados da região. A competição terá o sistema de disputa em circuito único, ou seja, todos os clubes jogam contra todos.  A última vez que Belém recebeu a regional foi em 2013.

Para o coordenador técnico da CBB, Alex Oliveira, o Pará é o berço do basquete no Norte. “O Pará sempre se destacou no basquete pela formação de atletas e pela realização desses eventos. Belém é uma capital tradicional em relação ao basquete, o berço da modalidade na região, então retornar ao estado é muito importante. Além do que, existe uma rivalidade bem sadia entre os clubes do norte, o que torna a competição mais energética”, disse.

Os campeões e os vice-campeões das etapas regionais serão classificados a etapa nacional da competição, a Super Copa Brasil, que tem previsão para ser realizada no período de 27 de junho a 1º de julho, sem local definido até o momento.

Seleção masculina – Belém também será palco das Eliminatórias para o Mundial de Basquete, marcado para 2019 na China. O jogo da Seleção Brasileira masculino na capital paraense ocorrerá em novembro deste ano. Esta será a primeira vez que um estado da região Norte receberá uma partida oficial do Brasil. O confronto será na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho. A data e o adversário serão definidos após a divulgação da tabela pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).