CIOP reinaugura sala de operações e promete melhorar atendimento ao cidadão



Profissionais do Centro Integrado de Operações (CIOP) ganharam, nesta terça-feira (18), um novo ambiente de trabalho após reforma total na sala de operações. O espaço agora conta com luzes adequadas, refrigeração, novo mobiliário, piso elevado, revestimento acústico à prova de chamas, tudo para proporcionar um ambiente melhor e, com isso, dar mais condições de trabalho aos funcionários do Centro.

Outra mudança foi a instalação de um sistema de atendimento ao cidadão, agora auxiliado por computador com georreferenciamento. Esse sistema age fazendo a localização em tempo real do cidadão que ligou para o Centro, identificando melhor o local da ocorrência e, de antemão, pode acionar a câmera de videomonitoramento mais próxima para checar de imediato algo que esteja ocorrendo.

Além de monitorar transeuntes, o sistema também dá a possibilidade, por exemplo, de identificar prédios que correm risco de desabamento ou focos de incêndio, antes mesmo que eles se ampliem. O funcionamento interno do CIOP ocorre 24 horas por dia, com serviço de militares estaduais e colaboradores civis, em um ambiente de acesso restrito acionado por meio de ligações ao 190 ou pelo registro de algum flagrante e/ou atitude suspeita visualizada pelo videomonitoramento.

Além da região metropolitana, o atendimento do CIOP acontece no interior do Estado, sob o comando dos Núcleos Integrados de Operações (Niop) em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá e Santarém, e pelos Centros de Atendimento e Despacho (CAD) em Parauapebas, Salinópolis, Tailândia, Bragança e Santa Isabel.