Devido à grande demanda de
consumidores dispostos a renegociar dívidas, a Companhia de Saneamento do Pará
(Cosanpa) decidiu prorrogar a Campanha Conta em Dia até o próximo dia 31. Desde
o dia 09 de novembro, quando a campanha foi iniciada, já foram realizadas 4.583
negociações, totalizando R$ 3.406.106,17. Mais da metade dos clientes, 58,6%,
optaram pelo pagamento à vista - 2.685 quitações imediatas -, e 1.898
negociações parceladas.
A campanha havia sido encerrada
no dia 30 de novembro, mas nas lojas da Cosanpa as negociações continuaram em
função do número de usuários interessados. “Como a procura ainda está muito
grande, a Diretoria de Mercado da Cosanpa decidiu prorrogar a ‘Conta em Dia’
até 31 de dezembro”, informou Edson Cardoso, gestor de Produtos e Serviços da
Companhia.
A dona de casa Maria das Graças
Rodrigues, 63 anos, soube da campanha pela televisão e decidiu sair do
município de Marituba (na Região Metropolitana), onde reside, para negociar a
dívida em uma das lojas de atendimento em Belém e restabelecer o fornecimento
de água cortado para sua casa. Ela contou que “devia mais de R$ 2 mil, pois
minha conta era muito antiga. Mas quitei tudo com R$ 423,00, e achei ótimo!”.
Na terceira edição da campanha os
clientes também podem negociar débitos via whatsapp, call center e ainda pelo
chat online, no site da Cosapa. As ferramentas permitem que o cliente faça tudo
em sua casa, com as mesmas opções oferecidas nas lojas, como a retirada de 100%
de multas e juros e de até 90% do valor principal da conta. “Esse é um
facilitador nesse processo, já que a Cosanpa tem de apresentar negociações
vantajosas para os consumidores e promover a quitação dos débitos, evitando
ações de cobrança e o corte no abastecimento”, ressaltou Edson Cardoso.
O representante comercial Élvis
Silva, que reside no Bairro da Cabanagem, em Belém, aproveitou a comodidade de
resolver o problema sem precisar ir a uma loja de atendimento. Ele negociou
pelo call center a dívida que já havia completado um ano. “Ouvi no rádio que
havia a possibilidade de fazer a negociação pelo telefone e liguei. Para as
pessoas que trabalham o dia todo, foi fantástico abrirem essa oportunidade”,
afirmou.
Redução - Com a prorrogação da
campanha, a Cosanpa investe na recuperação de créditos para reduzir o índice de
inadimplência. No mês de novembro foi registrada uma redução de 12,5% no
déficit de R$ 35 milhões, acumulados nos últimos 10 anos.
“Nossa expectativa é que a
população que esteja inadimplente, por qualquer período, nos procure nessa
prorrogação, pois a boa arrecadação certamente refletirá na melhoria da nossa
prestação de serviço”, garantiu o diretor de Mercado da Cosanpa, João Barral.
Serviço: A Campanha Conta em Dia
prossegue até 31 de dezembro de 2017. Para o atendimento presencial o cliente
pode se dirigir à loja de atendimento de São Brás, em Belém, que funciona das 8
às 17 h. As lojas da Avenida Augusto Montenegro e do Conjunto Cidade Nova
fecham às 14 h. É possível também fazer a negociação das 06 às 20 h pelo call
center 0800 70 71 195, whatscenter (91) 8423-4314 e pelo site
www.cosanpa.pa.gov.br.
O cliente precisa apresentar
documentos pessoais, a documentação e o número da matrícula do imóvel. Se morar
em imóvel alugado é preciso mostrar o contrato de locação.