Ninguém duvida
que as tecnologias estão evoluindo e sendo adotadas com uma velocidade cada vez
maior. Várias delas surgiram nos últimos anos e já ganharam diferentes
aplicações e representatividade em inúmeros segmentos da indústria. Por isso,
não podemos deixar de olhar para a evolução e os impactos que cada uma delas
causará nos nossos negócios e setores. Para facilitar essa análise, trago
abaixo cinco tendências que se difundirão mais fortemente em 2018 e que todas
as empresas devem estar atentas.
Inteligência
Artificial
A tecnologia vai
continuar sendo um dos principais tópicos do próximo ano. Ela está evoluindo a
passos largos para diversas aplicações e estará em praticamente todos os tipos
de sistemas e soluções. Mais do que isso, a IA também deixará as coisas mais
inteligentes. Robôs, drones, máquinas agrícolas. Todos eles responderão
perguntas e oferecerão insights para tomada de decisões em diferentes
indústrias.
A evolução dessa
tendência também passa muito pelas experiências conversacionais, como Alexa, da
Amazon, e Siri, da Apple. Esses exemplos da vida pessoal ingressarão fortemente
no universo corporativo, como no atendimento ao cliente, por exemplo, que
poderá pedir orientações ou fazer perguntas por comando de voz ou texto e ser
direcionado a um manual ou à localização específica da resposta na página de
FAQ (perguntas e respostas frequentes, da sigla FAQ em inglês).
Além disso, há
estudos sobre a operação de máquinas e sistemas com o uso de comandos de voz.
Desta forma, por meio de uma interação com linguagem natural, será possível
interagir com um software e pedir para que ele emita uma nota fiscal para
empresa X, por exemplo, e ele o fará sozinho.
Realidade
virtual e aumentada
Outras
tecnologias que vão crescer muito no próximo ano são as realidades virtual e
aumentada. Até então bastante usadas na indústria de games, em 2018 se tornarão
mainstream impulsionadas pelos setores de lazer, como museus e estádios,
hotelaria e turismo. Mas também serão bastante usadas nos segmentos de varejo,
saúde e educação - incluindo treinamentos.
Esses conceitos
ganharam popularidade no mercado de games, como Pokémon, mas, assim como a
inteligência artificial, estão sendo inseridas em aplicações de negócios. Em
uma loja física, com uma aplicação assim, será possível obter informações
adicionais de um produto ou verificar se uma carteira que você está comprando
combina com um sapato que já está em casa. No segmento de saúde, será possível
”escanear” o tornozelo após uma contusão e obter indicações do que aconteceu e
recomendações do que fazer. Tudo isso com a câmera do celular.
Os benefícios
não param por aí. Essas tecnologias permitirão uma experiência imersiva, como,
por exemplo, no aeroporto de Singapura que já treina seus novos engenheiros
mecânicos 100% com óculos de realidade virtual. Na educação à distância,
estudar o corpo humano como se ele estivesse na sua frente será um grande
avanço para estudantes e professores. E imagine se, antes de comprar uma
passagem para o Japão, você pudesse vivenciar uma caminhada pelas ruas da
cidade ou saber como será a visão do assento do ingresso que deseja comprar
para um show ou um jogo no estádio, antes mesmo de adquiri-lo. Até mesmo um
passeio no museu ou em uma exposição torna-se mais rico e interessante com
informações adicionais sobre uma obra usando apenas o celular.
Blockchain
Até o momento
tivemos muitos casos teóricos de blockchain, mas em 2018 o veremos, de fato, em
produção. Haverá um crescimento forte não só da tecnologia em si, mas,
principalmente, de soluções desenvolvidas em cima dela. Será possível, por
exemplo, fazer tracking e auditoria do transporte de medicamentos utilizando um
sensor de internet das coisas (IoT) que rastreia o trajeto e a temperatura dos
medicamentos durante todo o processo, salvando essas informações no blockchain.
A medida garante a proteção dos dados, a imutabilidade deles e, até mesmo, a
segurança e a qualidade dos produtos, que não sofreram alterações durante o
trajeto. O mesmo princípio, pode ser usado no supply chain e na agricultura.
A tecnologia
também deve crescer muito no segmento financeiro, onde surgiu juntamente com os
bitcoins. Hoje, não existe uma instituição financeira que não use ou não esteja
discutindo a adoção de blockchain. Outro aspecto que deve crescer bastante no
próximo ano é a identidade digital e o blockchain será usado para garantir a
segurança da informação e também que você é você mesmo.
Fog computing
Em 2018, vamos
começar a usar o poder computacional das pontas. Isso agilizará a rotina de
empresas e profissionais, pois não será mais necessário enviar todos os dados
para uma nuvem, esperar ela processá-los e enviar a informação de volta para
tomar decisões.
Imagine a
diferença dessa mudança de paradigma em um carro autônomo, em que a velocidade
de decisão é fundamental para a segurança das pessoas. Ao usar o poder
computacional das pontas, realiza-se o processo localmente e apenas o
armazenamento do resultado na nuvem tradicional, combinando várias nuvens ao
invés de centralizar tudo em uma só. E isso só acontecerá porque o poder
computacional que temos hoje no nosso smartphone ou em um carro autônomo, por
exemplo, são incríveis.
Combinação de todas
essas tecnologias
Além dos
benefícios oferecidos por cada uma dessas tecnologias individualmente aos
negócios, a combinação de várias delas também impactará fortemente o dia a dia
nas empresas e a nossa interação com elas. O carro autônomo, por exemplo, usará
não só a fog computing, mas também a inteligência artificial para tomar
decisões. Na saúde, veremos o uso de IA e de realidade aumentada para dar uma
prévia de diagnósticos. Além disso, com os óculos HoloLens, da Microsoft, será
possível escanear um paciente e depois interagir com ele por meio de realidade
aumentada e inteligência artificial.
Essas são
algumas tendências que impactarão as empresas e os negócios em 2018 e
precisamos estar atentos aos impactos que elas podem causar, não só no ambiente
corporativo, para não perdermos competitividade, como também na interação com
os clientes e nas experiências que oferecemos a eles.
Sobre a TOTVS
Provedora de
soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de
gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com
liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de
marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no
ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita
líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias,
5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior,
conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos,
México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.