Governo do Estado renova o Funcacau

Nos últimos cinco anos, a produção paraense de cacau cresceu de 68.400 para 105.835 toneladas, concentrando 42% da produção brasileira. Foto Sidney Oliveira


O Pará ultrapassou a Bahia e atualmente é o maior produtor de cacau no Brasil. Isso mostra o potencial paraense para brigar por um espaço de destaque, inclusive no cenário internacional. O Estado possui cinco áreas distintas de produção, o que se traduz em sabores e texturas únicos. O chocolate paraense é extraído de amêndoas com teor de gordura específico e ponto de fusão diferenciado, que conferem ao produto final uma maior resistência ao calor, além de um sabor e qualidade próprios.

Vale destacar também as características de natureza socioeconômica e ambientais expressas no envolvimento de um contingente de cerca de 15 mil produtores familiares, que respondem por 80% da produção, além da sua capacidade de sequestrar carbono. Atento a todo esse potencial, o governo do Estado renovou, no final de 2017, o Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau), por mais 10 anos.

O Funcacau tem possibilitado o desenvolvimento de ações fundamentais para a expansão, modernização e consolidação da cacauicultura no Pará, pois representa investimentos na produção e distribuição de sementes híbridas de cacau de modo a propiciar a expansão da área cultivada. O Fundo também contribui para a capacitação de técnicos, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de produção, apoio ao cooperativismo, melhoria da qualidade das amêndoas e verticalização da produção, especialmente de chocolates premium.