Sessão Cult exibe filme em homenagem ao crítico Maiolino Miranda


Neste sábado (03), às 15h, o Cine Líbero Luxado, da Fundação Cultural do Pará (FCP), irá exibir, em memória ao crítico paraense Maiolino Miranda, uma sessão do drama "Sempre aos Domingos" (Les diamanches de Ville d’Avray), dirigido por Serge Bourguignon.

O filme francês, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, em 1963, foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Bernard Eschassériaux. A obra era uma das obras favoritas de Maiolino Miranda, homenageado pela Sessão Cult.

O filme conta a história do soldado Pierre (Hardy Krüger), que depois de assassinar uma criança numa missão rotineira no Vietnã, passa a sofrer de amnésia parcial. Ao voltar para a França, ele vive praticamente em estado vegetativo. Até que conhece Françoise (Patricia Gozzi), uma garota que fora deixada pelo pai num orfanato. Pierre decide assumir a posição de pai da jovem, prometendo-lhe uma visita todos os domingos, quando poderão conversar e brincar. E quem sabe, para Pierre, recuperar a memória. A inocente amizade entre eles, no entanto, não é compreendida por todos.

Além de ter sido indicado ao Oscar de 1964 por Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Música, ainda foi cotado ao Globo de Ouro em 1963 como Melhor Filme Estrangeiro. Abordando com singeleza a relação entre os dois personagens principais, por meio de uma composição melancólica de fotografia em preto e branco, o longa traz ao público discussões importantes para a contemporaneidade, como a procura da redenção por meio de um relacionamento simples e inocente.

Maiolino Miranda - Em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e o Cine Líbero Luxardo, o longa terá entrada franca e é uma homenagem ao psiquiatra e crítico de cinema Maiolino Miranda, que faleceu recentemente.

Maiolino doou toda a sua cinemateca para a Fundação Cultural do Pará, que pode ser consultada na Biblioteca Vicente Salles da Casa das Artes.


Serviço: Sessão Cult. “Sempre Aos Domingos”, de Serge Bourguignon (França, 110 min., 14 anos,  legendado). No Cine Líbero Luxardo, do Centur, dia 03 de fevereiro, às 15h. Entrada franca.