O contrato de prestação de
serviços de execução de obras e serviços de engenharia para a construção do
terminal hidroviário de passageiros e cargas do município de Santarém, na
região do Baixo Amazonas foi publicado na edição desta sexta-feira (2), no
Diário Oficial do Estado e da União. A obra é de responsabilidade do Consórcio
Tapajós, com sede em Belém, formado pelas empresas Paulo Brígido Engenharia e
Laje Construções.
O terminal está orçado em R$
59.884.105,61, recurso oriundo da Caixa Econômica Federal, por meio de contrato
firmado com o Governo do Estado do Pará, em um pacote de mais de R$ 80 milhões
para construção de terminais. O anúncio da assinatura do contrato foi feito
pelo presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Alexandre Von, ao
secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, nesta sexta
feira.
De acordo Alexandre Von, este é
um sonho que começa a se realizar. "Será um equipamento em Santarém, mas
efetivamente será de toda região oeste do Pará, porque vai nos aproximar e nos
integrar mais. Lembrando que além do terminal hidroviário de Santarém, nós
estamos construindo terminais em mais seis municípios (Curuá, Almeirim,
Prainha, Faro e Terra Santa, além de mais um, em Santana do Tapará, também em
Santarém), todos já em obras e todos no Baixo Amazonas", disse o
presidente da CPH, que confirmou para 2018, obras em Alenquer e Óbidos, para
conclusão; Monte Alegre, reforma e adequação; e Aveiro, que ganhará um terminal
novo.
O terminal hidroviário de
Santarém será instalado no bairro da Prainha, no espaço onde funcionou a antiga
fábrica da Tecejuta. Ele será um dos mais modernos do Brasil, dotado de um
terminal de passageiros com 3,6 mil metros quadrados de área construída e
contará com a seguinte estrutura: embarque e desembarque de passageiros;
guichês para venda de passagens; guarda-volumes; banheiros masculino, feminino
e para portadores de necessidades especiais; fraldário; praça de alimentação
com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos
intervenientes (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos -Arcon,
Juizado, Conselho Tutelar, Secretaria de Estado da Fazenda - Sefa, Capitania
dos Portos, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e
loja; escada rolante e plataforma vertical.
O empreendimento contará, também,
com área para estacionamento, com 120 vagas para carros, 90 para motos e 60
para bicicletas e terá, ainda, ponto de táxi e paradas para ônibus e
micro-ônibus. Já o terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área
para uso das empresas de transporte fluvial.
A estrutura naval terá um píer
flutuante com 3.600 m², oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa
metálica bi-articulada de 10 x 70 metros para acesso ao flutuante e passarela
em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre passageiros e cargas.
Ela terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira
organizada.
A Ordem de Serviço, para início
imediato da obra, será assinada pelo governador Simão Jatene no dia 10 de
março, em Santarém.