A partir desta quinta-feira, 12,
terá início o trabalho de asfaltamento para finalizar as obras de macrodrenagem
e urbanização da avenida Bernardo Sayão, no trecho entre a avenida José
Bonifácio e rua Augusto Corrêa. Os serviços, executados pela Prefeitura
Municipal de Belém, através do Programa Sanear Belém, inicialmente serão
realizados na pista nova, com todo o trânsito sendo dividido em fluxo e
contrafluxo na pista antiga, mais próxima aos portos.
Uma canalização está sendo feita
na pista antiga, que receberá todo o tráfego de veículos em dois sentidos,
inclusive dos ônibus que têm a av. Bernardo Sayão como itinerário. A liberação
da pista fechada será gradativa por trechos, conforme o avanço da pavimentação
asfáltica.
A população que mora e trabalha
na área vem sendo informada pela equipe do Sanear Belém sobre as mudanças, não
apenas como ficará o trânsito nesta etapa final das obras, mas também quanto a
questões de segurança para quem transita no trecho, visto que há máquinas
circulando na pista. A previsão é de que até o dia 25 deste mês, haja uma
inversão, com a obra passando para a outra pista e o tráfego para a nova, e
para a execução desta etapa já está aberto o diálogo entre a equipe do Sanear
Belém com os proprietários de portos localizados na área, visto que precisará
ser feita uma nova logística de embarque e desembarque no local, em função da
movimentação portuária.
“Até por questões de segurança em
virtude da obra, e por se tratar de um trecho com trânsito já muito carregado,
em especial por conta das inúmeras linhas de ônibus que têm como origem e
destino a Universidade Federal do Pará, e os caminhões que se destinam aos
portos ali localizados ao longo do trajeto, a orientação é que só trafegue pelo
local quem, de fato, mora ou trabalha por ali, porque com o estreitamento de
pista a lentidão na área será inevitável”, orienta Marcos Chagas, diretor de
trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Chagas informa que agentes de trânsito e apoiadores operacionais ficarão
posicionados em especial nos horários de pico nos dois extremos da interdição,
para orientar na canalização dos veículos.
Antônio Neto, engenheiro e fiscal
da obra, explica que a Prefeitura está adotando todos os cuidados para
minimizar os transtornos para quem precisa trafegar pela área. “Nós vamos
liberando a via por trechos assim que as máquinas forem avançando com o asfalto
para que a obstrução ocorra pelo menor tempo possível, já que se trata de uma
área comercial”, informa o engenheiro que reforça que a intenção é seguir um
cronograma rigoroso para que os donos de portos possam se planejar para quando
os trabalhos alcançarem o acesso aos pontos de embarque e desembarque de cargas
e pessoas.