Casa das Artes apresenta noite de celebração à Bandurra Paraense

Casa das Artes - Foto: Divulgação


Neste sábado, 25, às 19h, a Casa das Artes recebe o espetáculo musical “Bandurretada: Uma celebração da Bandurra Paraense”, contemplado pelo Prêmio de Pesquisa e Experimentação 2018 da Fundação Cultural do Pará (FCP).

A apresentação partiu de um projeto idealizado pelo compositor Leonardo Venturieri, que oferece uma performance dedicada ao tributo da bandurra paraense. A bandurra é um instrumento musical semelhante à uma pequena guitarra de braço curto, com formato de uma pera, de quatro ou seis cordas. O utensílio é feito por luthiers – profissionais que produzem artesanalmente seus próprios instrumentos, a maioria de cordas. No Pará, a bandurra foi originalmente criada por comunidades quilombolas, que tocavam lundum e batuques.

O espetáculo é inédito e conta com a participação de Edson Santana, Diego Vattos e André Macleuri. Além deles, outros luthiers vão acompanhá-los no palco, cada um com duas bandurras. “Será uma aventura de timbres, o público pode esperar uma apreciação de sons provavelmente nunca ouvidos antes”, conta Venturieri.

O artista não esconde a alegria de ter sido contemplado pelo prêmio. “É uma honra. É um prêmio necessário para apresentar os trabalhos do cenário artístico regional atual. Difunde a criatividade dos artistas do estado”, revela o músico.

Serviço

O espetáculo “Bandurretada: Uma celebração da Bandurra Paraense” será apresentado no próximo sábado, 25, às 19h, na Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, 236. Entrada franca.