Cine Clube UFPA exibe o filme "José e Pilar" gratuitamente



Dando prosseguimento às sessões de cinema iniciadas em janeiro de 2018, a Universidade Federal do Pará exibirá, nesta quarta-feira, 29 de agosto, às 15h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes, o filme José e Pilar, do cineasta português Miguel Gonçalves Mendes, que narra o cotidiano do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e da jornalista Pilar delRío.

A exibição será seguida de bate-papo com Maria Lucilena Gonzaga, docente da Faculdade de Linguagem do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Jorane Castro, cineasta e docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, e de Marco Antonio Moreira, crítico de cinema e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA. O filme contém legenda e idioma em português e o bate-papo será acessível em Libras.

José e Pilar – O longa apresenta o processo de criação, produção e divulgação do livro “A Viagem do Elefante, publicado originalmente em 2008, que narra o transporte do elefante Salomão entre a corte de D. João III e a corte do arquiduque Maximiliano de Áustria. Este é o ponto de partida do documentário, que usa a viagem mencionada no livro como metáfora do percurso de criação de Saramago, em Lanzarote (Espanha), em 2006, até o lançamento do livro no Brasil, em 2008.

O filme retrata também a relação entre o escritor e Pilar delRío, acompanhando o dia a dia dos dois, em sua residência, em Lanzarote e em Lisboa, e em suas viagens a Azinhaga (Portugal), São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Madri, Ferrol e Castril (Espanha), Guadalajara (México) e Helsinque (Finlândia).

O documentário está dividido em três atos: Preparação, que traz a elaboração do livro e a vida do casal na Espanha; Viagens, que acompanha a atividade deles na divulgação da obra; e Recuperação, que apresenta os cuidados com a saúde do escritor. “José e Pilar” ficou cinco meses consecutivos em cartaz em Portugal, tornando-se o filme Português com mais tempo em exibição nas salas de cinema. No Brasil, foi o primeiro filme português a ser exibido em onze cidades e se tornou o filme lusitano mais distribuído e mais assistido no país.

Cine Clube UFPA - A sessão desta quarta-feira dá continuidade ao projeto de criação do Cine Clube UFPA, da Reitoria da UFPA, que conta com a curadoria de Jorane Castro e de Marco Antonio Moreira. Para o reitor Emmanuel tourinho, um dos objetivos do projeto á “alargar a formação cultural dos alunos da UFPA e, desse modo, a compreensão do mundo e de diferentes leituras da realidade”.

Além da comunidade universitária, o projeto tem atraído o público externo e a comunidade do entorno da Universidade. As exibições, sempre na última quarta-feira do mês, são gratuitas e contam com o apoio das equipes da Editora da UFPA e do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE).

A exibição de “José e Pilar” reforça, ainda, as relações de cooperação da UFPA com a Fundação José Saramago, de Portugal, parceria que gerou, entre outros, a publicação pela ed.ufpa, em 2013, de dois livros não ficcionais de Saramago, Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo e Democracia e Universidade, cujo evento de lançamento contou com a presença de Pilar delRío.

Prêmios - Entre as premiações de José & Pilar estão o Prêmio do público na Mostra Internacional de Cinema de Portimão, Portugal; Melhor documentário e Prêmio do público no Festival Caminhos do Cinema Português; Prêmio do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Brasil; e Melhor Documentário e Melhor Diretor no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa – CINEPORT, Brasil.

Serviço
Exibição do filme José e Pilar
(2010; longa-metragem documental; direção de Miguel Gonçalves Mendes; duração 125min; língua original: português e castelhano)
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes. UFPA, Setor Básico. Guamá.
Horário: 15h30
Entrada franca até a lotação do auditório