Dia D da Diálise chama atenção para a crise no Setor




Mais de 120 mil pacientes renais crônicos fazem diálise, em 750 clinicas espalhadas pelo país e dependem deste tratamento para manter uma vida próxima do normal. A hemodiálise é, sem dúvida, um dos maiores avanços da medicina, pois os rins são os únicos órgãos nobres que podem ser substituídos, ainda que não perfeitamente, por uma máquina. Porém, a falta de financiamento adequado para a diálise no Brasil vem provocando uma grave crise no setor, o que afeta, principalmente, o acesso dos pacientes ao tratamento.

Para alertar a sociedade sobre a gravidade do assunto, nesta quarta-feira 29, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá simultaneamente em várias cidades do país um Dia D da Diálise, como parte da campanha de valorização do setor “Vidas Importam: a diálise não pode parar”. Em Belém, o evento ocorrerá na Praça do Operário, em São Brás, a partir das 8h. A ação na capital paraense está sendo organizada pela Associação dos Centros de Nefrologia do Estado do Pará (Paranefro) que ofertará serviços básicos de saúde como aferição de pressão, testes de glicemia e etc.

Segundo dados da ABCDT, nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%. O que significa um quase desaparecimento da diálise peritoneal como alternativa de tratamento, além do aumento da quantidade de pacientes aguardando na fila para ter acesso ao seu tratamento ambulatorial de diálise, muitas vezes internados em hospitais públicos, ocupando vagas de pacientes agudos e recebendo um tratamento inadequado, face à cronicidade dos casos.

Para o presidente da Paranefro, Eduardo Daher, “um dos principais objetivos da ação aqui é fortalecer o movimento nacional para alertar a população sobre a crise e sensibilizar o governo para a necessidade de aumentar os investimentos no setor da diálise”.



Serviço:
Dia D da Diálise em Belém
Data: 29/08/18 – 8h
Local: Praça do Operário – São Brás
Sugestões de entrevistados:
Eduardo Daher – Paranefro (91 99818553)